MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Deltan Dallagnol montou plano para lucrar com fama da Lava Jato, dizem Folha e Intercept
Vazamentos Lava Jato

Deltan Dallagnol montou plano para lucrar com fama da Lava Jato, dizem Folha e Intercept

Procurador discutiu criação de empresa na qual não apareceria como sócio para evitar questionamentos.

Da Redação

domingo, 14 de julho de 2019

Atualizado às 09:22

Matéria deste domingo, 14, publicada na Folha de S.Paulo, aponta que o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, elaborou um plano de negócios para lucrar com a fama da operação, por meio de eventos e palestras.

A reportagem é mais uma da série em parceria com o site The Intercept Brasil, que obteve extenso material relativo à conversas entre procuradores e o então juiz Sergio Moro.

De acordo com a matéria, em um chat criado no fim de 2018, Deltan e um colega da Lava Jato discutiram a constituição de uma empresa na qual não apareceriam formalmente como sócios, para evitar questionamentos legais e críticas. Deltan Dallagnol teria explicado à própria esposa: "Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? É um bom jeito de aproveitar nosso networking e visibilidade."

t

Também foi debatida, segundo Folha/Intercept, a estratégia de criar um instituto para obter elevados cachês: "Se fizéssemos algo sem fins lucrativos e pagássemos valores altos de palestras para nós, escaparíamos das críticas, mas teria que ver o quanto perderíamos em termos monetários", comentou Deltan com o integrante da força-tarefa.

As mensagens revelam ainda que Deltan incentivava outras autoridades ligadas à Lava Jato a realizar palestras remuneradas - incluindo o juiz Sergio Moro. A reportagem do matutino aponta ainda que, conforme dezenas de conversas analisadas, Deltan tinha grande interesse no valor de cada palestra. Novamente para a esposa, o procurador disse: "As palestras e aulas já tabeladas neste ano estão dando líquido 232k [R$ 232 mil]. Ótimo... 23 aulas/palestras. Dá uma média de 10k [R$ 10 mil] limpo."

Dallagnol também usou de duas funcionárias da secretaria da Procuradoria, tendo realizado pedidos de registro de recibos e documentos relativos a eventos, além de solicitações para que elas organizassem os convites que o coordenaor da operação recebia.

Em junho de 2018, Deltan convidou o ex-PGR Rodrigo Janot para um evento. Depois de falar do curso, comentou: "Tava aqui gerenciando msgs e vi que fui direto ao ponto kkkk Tudo bem com Vc? Espero que esteja aproveitando bastante, tomando muita água de coco e dormindo o sono dos justos rs Agora, vou te dizer, Vc faz uma faaaaaaaaaaltaaaaaa"; ao que Janot respondeu: "Oi amigo kkkkkkk Considero sim mas teremos que falar sobre cache. Grato pela lembra."

  • Veja a reportagem da Folha em parceria com o The Intercept Brasil.

Vazamentos

Migalhas reuniu, em site exclusivo, todas as informações e desdobramentos dos vazamentos envolvendo a operação Lava Jato. Acesse: vazamentoslavajato.com.br

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas