MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Band deve indenizar policiais por matéria sobre chacina de Osasco
Dano moral

Band deve indenizar policiais por matéria sobre chacina de Osasco

Decisão é da 1ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

Da Redação

terça-feira, 16 de julho de 2019

Atualizado às 08:17

A Band deverá indenizar, por danos morais, policiais militares em virtude de reportagem divulgada no programa Brasil Urgente. Decisão é da 1ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

t

Em 2015, a emissora exibiu reportagem sobre uma chacina ocorrida em Osasco/SP. Na ação, os policiais militares alegaram que a reportagem se baseou em inquérito penal militar sigiloso, denotando abuso da liberdade de imprensa. Ainda, requereram que a emissora se abstivesse de divulgar a matéria e indenização por danos morais por causa da veiculação de sua imagem.

Em 1º grau, os pedidos foram julgados improcedentes, e os autores interpuseram recurso. Ao analisar o caso, o relator, desembargador Luiz Antonio de Godoy, reconheceu que a matéria em questão "apresenta acentuação sensacionalista, exacerbando o seu caráter informativo a respeito do andamento das investigações".

O magistrado entendeu que a reportagem, embora informasse conteúdo de relatório até então produzido em inquérito policial, deformou a condição de meros suspeitos dos apelantes, ao "tê-los pronunciado como 'envolvidos diretamente' na chacina, expondo, em seguida, os seus nomes por extenso de forma ostensiva".

"Nesse trecho a preocupação com a verdade cedeu lugar para imprecisão técnico-jurídica nitidamente direcionada a escandalizar a opinião pública, em prejuízo da imagem dos investigados, o que, por certo, destoa dos propósitos do jornalismo e em nada engrandece o seu exercício."

Assim, votou por fixar o valor da indenização por danos morais em R$ 10 mil, a ser paga a cada um dos apelantes. O voto foi seguido pela 1ª câmara de Direito Privado.

A advogada Carla S. Vasconcelos de Almeida atuou na causa pela parte autora.

  • Processo: 1010457-85.2016.8.26.0011

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram