MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Agronegócio, Tributação e Questões Internacionais"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Agronegócio, Tributação e Questões Internacionais"

A obra coletiva tem como objetivo discorrer acerca de questões que envolvam o agronegócio.

Da Redação

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Atualizado em 16 de julho de 2019 17:50

tA obra coletiva "Agronegócio, tributação e questões internacionais" (Quartier Latin - 515p.), coordenada por Heleno Taveira Torres e Jimir Doniak Júnior, e com a coautoria de Pedro Guilherme Gonçalves de Souza, do escritório SABZ Advogados, versa sobre as questões jurídicas mais relevantes para o agronegócio brasileiro.

O REINTEGRA não cria nem aumenta tributo já existente, tampouco se confunde com alguma isenção ou benefício fiscal stricto sensu. Como dito, cuida-se de regime especial concessivo de crédito em favor dos produtores para exportar produtos manufaturados.

Vai daí que os valores atribuídos aos bens integralizados no capital social de pessoa jurídica, levada a efeito por condomínio de produtores rurais (pessoas físicas), não constituem receita bruta da atividade rural, para fins de tributação por meio de Irp.

Desse modo, as diferentes abordagens e os diversos aspectos conduzem à mesma conclusão, a de que o canavial se submete ao regime de depreciação, não à exaustão. 

Conforme verificado, há no texto constitucional elementos aptos a justificar, em primeiro plano, a legitimidade dos incentivos fiscais destinados ao agronegócio. A orientação normativa da política agrária autoriza expressamente a utilização de ferramentas fiscais de incentivo ao setor.

Esse novo conceito de arrendamento mercantil, ainda que mais abrangente e detalhado do que existe hoje no CPC, não se confunde com uma relação jurídica de parceria rural, contrato típico de risco e que garante ao parceiro proprietário uma efetiva participação nos frutos obtidos com a exploração da atividade rural. 

Sobre os autores:

Heleno Taveira Torres é professor titular do Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Universitário da USP. Diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Financeiro (IBDF), 2017. 

Jimir Doniak Júnior é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (1992) e mestrado em Direito pela PUC/SP (1998). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário.

Pedro Guilherme Gonçalves de Souza é especializado em Seguros e Tributário. Mestre em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da USP. Pós-graduado em economia na FGV/SP. Graduado na Faculdade de Direito da USP, tendo cursado um semestre na faculdade de direito de Freiburg (Alemanha). Professor de Direito Tributário do MBA Gestão Jurídica do Seguro e Resseguro da escola nacional de seguros. Ex-consultor externo do comitê tributário da PDG Realty S.A. Empreendimentos e Participações. Sócio da SABZ Advogados.

__________

Ganhadora:

Daniela dos Santos Guedes, de Itaara/RS

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista