MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça determina que cliente que "comprou fiado" cumpra pagamento

Justiça determina que cliente que "comprou fiado" cumpra pagamento

Colegiado reformou sentença, observando que compras informais, "no caderno", são comuns no interior.

Da Redação

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Atualizado às 10:15

Uma mulher que comprou roupas fiado vai ter que cumprir a promessa de pagamento. Decisão é da 3ª turma Recursal Cível do JEC do RS ao reformar sentença por considerar válida a compra "anotada em caderno".

t

O caso ocorreu na Comarca de Pelotas/RS. A autora da ação trabalha como comerciante avulsa e relatou ter vendido à ré blusões, jaquetas e calças, totalizando um débito de R$ 1.152,00. A cliente optou por fazer o pagamento via crediário, ou seja, "em fichas", com pagamento parcelado diretamente com a autora. Entretanto, de acordo com a vendedora, nem mesmo a primeira parcela foi paga. Mesmo tendo sido cobrada diversas vezes, a cliente seguiu inadimplente e usufruindo das peças de roupas.

No JEC de Pelotas, o pedido foi negado. Mas, na turma recursal, o relator do recurso, juiz de Direito Fábio Vieira Heerdt, considerou que a sentença deveria ser reformada. Isso porque a improcedência se deu em razão da ausência de notas fiscais e/ou anotações das vendas, no entanto, esse tipo de venda, que se assenta na confiança mútua, é prática comum, ainda mais em comarcas do interior do Estado, como a dos autos, afirmou o magistrado.

Além disso, a parte ré foi declarada revel, o que somado à conversa travada entre as partes pelo aplicativo WhatsApp, evidencia a pendência da parte ré, prova suficiente da existência de relação negocial com a credora/autora, acrescentou.

Acompanharam o voto do relator os Juízes de Direito Giuliano Viero Giuliato e Cleber Augusto Tonial.

  • Processo: 0026761-14.2019.8.21.9000

Veja a decisão.