MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Controle de Constitucionalidade e Modulação de Efeitos"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Controle de Constitucionalidade e Modulação de Efeitos"

A obra é um estudo focado em pontos essenciais do problema da jurisdição constitucional e da metodologia jurídica.

Da Redação

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Atualizado em 19 de julho de 2019 17:57

tA obra "Controle de Constitucionalidade e Modulação de Efeitos" (EMais - 102p.), escrita por Otávio augusto Baptista e Flávio Pansieri, professor da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional, é um estudo focado em pontos essenciais do problema da jurisdição constitucional e da metodologia jurídica.

Trata da investigação das origens da teoria da nulidade da lei inconstitucional, passando à sua desconstrução pela obra de Hans Kelsen, culminando na crítica dos autores à aplicação da teoria pura da nulidade absoluta.

Essa crítica acarreta na análise da aplicação das variações de dispositivo em diversos tribunais constitucionais, como Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Áustria e, em seguida, no de controle brasileiro de constitucionalidade, com a discriminação das diversas ferramentas que dispõe o Supremo Tribunal Federal ao promover o exame de constitucionalidade, bem como a possibilidade de manipulação de efeitos.

É proposta a análise da metodologia jurídica, a definição, problemas gerais, e aplicabilidade das normas, tomando por base, em especial, conceitos de Klaus Vogel e Jan Schapp, visando a investigação acerca da eficácia vinculante dos motivos determinantes, e sua necessidade na realidade nacional.

Conectando-se a modulação de efeitos, e o conteúdo metodológico-normativo, passa-se à exposição acerca da criação, com o uso da norma decisória concreta, da expectativa qualificada dos cidadãos. Enfim, é feita breve análise de julgado do Supremo Tribunal Federal, como forma de melhor ilustrar a necessidade da modulação de efeitos temporais no caso da mudança de linha jurisprudencial, para salvaguarda dos princípios da segurança jurídica e proteção da confiança.

Sobre os autores:

Flávio Pansieri é presidente do Conselho Fundador da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional. Advogado, doutor em Direito pela UFSC e pós-doutor em Direito pela USP. Professor de Direito Constitucional na PUC/PR. Conselheiro Federal da OAB.

Otávio augusto Baptista é advogado associado ao escritório Paniseri Campos Advogados, bacharel em Direito pela PUC/PR, pós-graduado em Direito Constitucional pela ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional.

________

Ganhador:

Fabio Cesar Zuliani, de Conquista/MG

 

__________

Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDCONST

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...