MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça decreta devassa em dados de petistas

Justiça decreta devassa em dados de petistas

x

Da Redação

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Atualizado às 08:48

 

Quebra de sigilo

 

Justiça decreta devassa em dados de petistas

 

A Justiça Federal decretou a quebra do sigilo bancário e telefônico de Freud Godoy, ex-assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de outros cinco petistas diretamente envolvidos na compra do dossiê destinado a prejudicar candidatos do PSDB. Anteontem, a Justiça já havia determinado a prisão temporária dos seis, mas a Polícia Federal deixou de cumprir a ordem por causa da Lei Eleitoral, que proíbe prisões nos cinco dias que antecedem as eleições e até 48 horas depois do pleito, a não ser em flagrante.

 

A quebra do sigilo permitirá à PF e ao Ministério Público identificar toda a cadeia de comando envolvida no levantamento de fundos para compra do dossiê. Os outros alvos da quebra de sigilo são o ex-chefe do serviço de inteligência da campanha à reeleição de Lula, a chamada Abin do PT, Jorge Lorenzetti; o ex-chefe de gabinete do Ministério do Trabalho Oswaldo Bargas, coordenador da área de trabalho e emprego da campanha de Lula; o ex-diretor de Gestão e Risco do Banco do Brasil Expedito Afonso Veloso; o ex-agente federal Gedimar Passos e o empresário Valdebran Padilha.

 

A ordem de prisão, se for mantida, só poderá ser cumprida a partir da zero hora de quarta-feira, 4 de outubro. Isso porque a ordem judicial chegou na madrugada de terça-feira, 26, à Superintendência da PF em Cuiabá, uma hora e meia depois de a proibição entrar em vigor, por imposição da Lei Eleitoral.

 

Ontem, os advogados de Expedito Veloso, Lorenzetti e Bargas entraram com pedido de habeas-corpus no TRF contra a prisão preventiva de seus clientes.

 

O advogado de Lorenzetti, Aldo Campos Costa, alega que a Justiça gostaria de mantê-los presos para garantir a acareação entre todos os envolvidos no episódio. O advogado afirma, no entanto, que os três podem comparecer espontaneamente à acareação, sem necessidade de prisão preventiva.

 

_____________

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...