MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Imunidade Tributária do Livro Eletrônico

Imunidade Tributária do Livro Eletrônico

Este livro reúne estudos de diversos autores consagrados

Da Redação

quinta-feira, 13 de novembro de 2003

Atualizado em 12 de novembro de 2003 14:59

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar da obra "Imunidade Tributária do Livro Eletrônico" (Editora Atlas, 313p.). O livro foi gentilmente oferecido pelo coordenador geral, o mestre Hugo de Brito Machado.

 

Este livro reúne estudos de diversos autores - muitos deles consagrados entre os maiores tributaristas brasileiros - que tratam da imunidade tributária prevista no art. 150, VI, d, da Constituição Federal, especialmente no que diz respeito a sua abrangência sobre os livros, jornais e periódicos veiculados em meios digitais, comumente chamados de "livros eletrônicos".

 

A importância do tema, sobre o qual ainda não há pronunciamento do Supremo Tribunal Federal, decorre de dois fatores: a rápida evolução dos meios através dos quais o homem escreve, armazena, transmite e lê informações, e a importância da imunidade como forma de assegurar as liberdades de pensamento e de expressão, à medida que o tributo seja utilizado como forma de censura indireta.

 

Ressalte-se que os textos dessa coletânea despertam interesse não só em razão do tema central - a imunidade do livro eletrônico - como também pelo fato de os autores recorrerem a expressivos e variados fundamentos teóricos. Discorrem sobre as origens da escrita do livro; sobre as imunidades tributárias de maneira geral e sua finalidade e, ainda, sobre a interpretação das normas jurídicas, especialmente das normas constitucionais.

______

 

Ganhadora:

 

 Vanessa Frias Couto Galllo

 

_______