MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Movimento de transações no setor de Saúde ainda é crescente
M&A

Movimento de transações no setor de Saúde ainda é crescente

Executivos que participaram de evento na sede do Perlman Vidigal Godoy Advogados destacam oportunidades, desafios e perspectivas no cenário brasileiro.

Da Redação

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Atualizado em 1 de agosto de 2019 18:46

Dia 30 de julho, o escritório Perlman Vidigal Godoy Advogados, em parceria com o Ártica, empresa de assessoria financeira em fusões e aquisições, realizou café da manhã, que trouxe à atenção dos mais de 60 convidados presentes temas como o movimento de consolidação no setor nos últimos anos, panorama atual e perspectivas. O evento contou com a participação especial de Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin e membro do Comitê Deliberativo da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica - Abramed.

t

Para Marcelo Perlman, sócio do escritório na área de societário e estruturação de negócios, o encontro contribuiu para entender como os negócios em Saúde têm evoluído no país, suas particularidades e oportunidades. "Pudemos compartilhar com os participantes experiências vivenciadas pelos especialistas convidados e cases, além de questões econômicas, negociais e jurídicas do setor", destacou Marcelo.

"A consolidação no setor de Saúde teve início em 2004 e, desde então, tem crescido no Brasil com fusões e aquisições em diferentes segmentos, como indústria farmacêutica, laboratórios, rede de farmácias, hospitais e operadoras de planos", comentou Luiz Penno, sócio do Ártica. Ainda de acordo com o assessor, o cenário atual é favorável para um novo movimento de transações em todo país. "Pontos de pressão como profissionalização, ingresso de novos players, demandas regulatórias e barreiras de entrada regional, fazem com que ainda existam oportunidades de consolidação do setor de Saúde no Brasil".

A CEO do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, ressaltou o crescimento da empresa ao longo dos anos de forma estruturada em diversas regiões do país. "Nosso foco em gestão e melhores práticas fez com que pudéssemos nos preparar para consolidação e crescimento nos mercados de diagnósticos nas regiões Norte, Nordeste, interior de São Paulo e Minas Gerais".

A executiva comentou sobre os desafios enfrentados nesse processo, como o de consolidação nacional da marca, e a transparência como diferencial do grupo. "O Brasil é um país continental e é preciso entender a cultura e característica de cada região para implementar a estrutura do grupo. Acreditamos que a transparência é fundamental para criar uma relação estruturada com colaboradores e consumidores".

Luiz Penno também defende a transparência como essencial para a parte vendedora. "Instruímos nossos clientes a colocar as cartas na mesa e falar dos problemas enfrentados para que a operação de aquisição possa progredir e ser concluída da melhor forma", explica Penno.

Pelo lado comprador, o sócio do Ártica ressalta a importância de antecipar os principais riscos antes de fechar negócio. "Orientamos que o cliente fique atento a pontos sensíveis do negócio e às contingências existentes , bem como aprofunde internamente a compreensão da necessidade e oportunidade da aquisição".

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA