quinta-feira, 15 de abril de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Curso de Teoria Geral do Direito"

A obra aborda o constructivismo lógico-semântico.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

tA obra "Curso de Teoria Geral do Direito" (Noeses - 6ª edição - 797p.), de Aurora Tomazini de Carvalho, discorre sobre as categorias gerais do Direito, delimitando conceitos que se repetem em todos os ramos jurídicos, tendo como base o método do constructivismo lógico-semântico. O livro conta com o prefácio de Paulo de Barros Carvalho.

Ao se adotar para o "fazer Ciência" o constructivismo lógico-semântico, vê-se o Direito sob a ótica da filosofia da linguagem, o que assegura a coerência e a credibilidade do discurso. 

Por firmar e reafirmar os pressupostos do método do constructivismo lógico-semântico aplicado ao estudo do Direito, o livro tem seu conteúdo sempre atual e assim continuará, mesmo que toda a legislação brasileira se modifique, pois utiliza conceitos basilares, fundamentais na compreensão e na atuação do Direito. 

A função da Ciência do Direito é reduzir as complexidades do seu objeto de análise - o Direito Positivo -, por isso a autora usa linguagem simplificada e acessível tanto para o aluno da graduação que está iniciando seus estudos jurídicos, como para aqueles de especialização, mestrado ou doutorado. 

É leitura obrigatória dos cursos de especialização em Direito Tributário do IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e da COGEAE/PUC-SP, bem como do mestrado e doutorado da PUC/SP e da USP.

Sobre a autora e prefaciador:

Aurora Tomazini de Carvalho é doutora em Filosofia do Direito e mestre em Direito Tributário pela PUC/SP; pesquisadora do IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários; professora dos cursos de especialização em Direito Tributário da PUC/SP e do IBET e professora da UEL.

Paulo de Barros Carvalho é professor emérito e titular da PUC/SP; professor emérito e titular da USP; membro titular da Cadeira n° 14 da Academia Brasileira de Filosofia; presidente do IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e editor-chefe da Editora Noeses.

__________

Ganhador:

Caio Cézar Sales Machado, de Teodoro Sampaio/BA

__________

EDITORA NOESES LTDA

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 6/8/2019 14:18