MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Grupo Prerrogativas manifesta indignação sobre decisão de transferência de Lula
Manifestação

Grupo Prerrogativas manifesta indignação sobre decisão de transferência de Lula

Para a entidade, a transferência afeta a honra do presidente e coloca em risco sua segurança física.

Da Redação

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Atualizado às 17:36

Nesta quarta-feira, 7, o Grupo Prerrogativas se manifestou contra a transferência de Lula de Curitiba para São Paulo. Para a entidade, a transferência afeta a honra do presidente e coloca em risco sua segurança física.

t

No texto, o Grupo de Prerrogativas afirmou que a repentina transferência do ex-presidente assume contornos teratológicos, "uma vez que atende não a um pedido do órgão acusador e nem da defesa, mas, sim, da Polícia Federal".

A entidade disse que a "comunidade jurídica não aceita que o ex-presidente Lula seja objeto de demonstrações de força de parte do Ministério da Justiça e de membros do Ministério Público, Polícia Federal  e Poder Judiciário".

Veja a íntegra da manifestação.

__________________

O grupo Prerrogativas, face à ilegal decisão da justiça federal de Curitiba determinando a transferência do ex-presidente Lula para são Paulo, manifesta sua profunda indignação. 

A politização da justiça brasileira, já escancarada pelas relações promiscuas entre o ex-juiz Sérgio Moro e a força tarefa do Ministério Publico Federal, ganha um novo componente com a decisão da juíza federal de Curitiba determinando a transferência do ex-presidente Lula para São Paulo, a pedido da Polícia Federal subordinada ao Ministro da Justiça, o ex-juiz Moro.

Com efeito, a repentina transferência do ex-presidente assume contornos teratológicos, uma vez que atende não a um pedido do órgão acusador e nem da defesa, mas, sim, da Polícia Federal. Na decisão, a juíza assume uma perigosa pancompetência, porque, além de ignorar dispositivos legais e constitucionais, determina regras de cumprimento da pena para uma jurisdição de outro estado.

A comunidade jurídica não aceita que o ex-presidente Lula seja objeto de demonstrações de força de parte do Ministério da Justiça e de membros do Ministério Público, Polícia Federal  e Poder Judiciário. 

Novamente é necessário denunciar o flerte de decisões como a da juíza com o estado de exceção, além do indesmentível componente político - impossível de desindexar, a partir da autoridade que tem o ministro da justiça sobre a polícia requerente da transferência, e do comportamento pretérito do ex-juiz no âmbito da operação lava jato - visivelmente engajado na busca da condenação de Lula.

O ex-presidente possui prerrogativas previstas na Lei 7474/86. A lei visa a proteger não uma pessoa, mas o cargo cujo ex-detentor possui segredos de Estado e representa patrimônio simbólico de milhões de brasileiros.

Não há qualquer óbice na referida lei a que não seja aplicada a ex-presidente que responde processo ou que esteja cumprindo pena provisória. Além disso, como já ocorreu com o ex-presidente Temer, a sala de estado maior é um direito mínimo a ser dado a ex-presidentes da república.

A vingar a tese da transferência para o presidio de Tremembé, não somente a honra do presidente será fortemente atingida, mas sua segurança física. E o Poder Judiciário será responsabilizado por isso.

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...