MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CONTRAPONTO entrevista Paulo Bonfim e novos juízes da Magistratura Paulista

CONTRAPONTO entrevista Paulo Bonfim e novos juízes da Magistratura Paulista

X

Da Redação

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Atualizado às 07:52


Entrevista

 

CONTRAPONTO entrevista Paulo Bonfim e novos juízes da Magistratura Paulista


Completando 80 anos de vida, Paulo Bomfim, um dos mais ilustres poetas paulistas, é o entrevistado do CONTRAPONTO. Amável, simpático e vivendo uma eterna primavera criativa, ele fala sobre suas raízes, do amor pelo TJ/SP, por seu museu, pela "Velha e Sempre Nova Academia" e, claro, pela cidade de São Paulo.

 

À janela do Tribunal, defronte à suntuosa Catedral da Sé, o poeta nos brinda com lembranças de tempos passados, questionando "em que esquina do universo estão os lampiões de gás que iluminavam as ruas do país do nunca mais?".

 

Feliz com as diversas homenagens e comemorações de seu aniversário, fala de planos para o futuro, de jogar fora pensamentos velhos para ocupar o lugar deixado com idéias e inspirações sempre novas.

 

Numa animadíssima e, mesmo, emocionante conversa com a apresentadora Cacilda Decoussau Affonso Ferreira, Paulo Bomfim fala de suas obras, desde "Antonio Triste", seu primeiro livro, até "Janeiros de Meu São Paulo" que chegará às livrarias no início do mês. Com fluidez e espontaneidade impressionantes, antecipa-nos alguns versos novos e comove-se ao lembrar de velhos amigos e de seu filho, lembranças fortes e permanentes em sua vida, por ele mesmo definida como "um chegar cheio de partidas".

 

O CONTRAPONTO vai ao ar pela TV Justiça na quarta-feira às 22h30, com reprises na sexta-feira às 12h, domingo às 10h e segunda-feira às 16h30.

 

Novos juízes

 

A questão é: Amanhã, quem representará o nosso Judiciário? Parte da resposta, o CONTRAPONTO mostrará na quinta-feira, quando a apresentadora Cacilda Decoussau Affonso Ferreira estará frente a frente com cinco magistrados recém ingressados na Magistratura Paulista. São os entrevistados: Adjair de Andrade Cintra, Camila Sani Pereira Quinzani, Bruno Ronchetti de Castro, Maria Helena Steffen Toniolo e Marcelo Nalesso Salmaso.

 

Os novos juizes, aprovados no último Concurso para Magistratura, falam dos exaustivos estudos e da interminável angústia pela espera do temido exame oral. Empolgados com a nova missão, os jovens abrem os seus corações, confessando aos telespectadores das suas expectativas e preocupações com a judicatura. Aliás, vão além. Elogiam os integrantes da Banca examinadora, desabafam daquilo que os irrita, os encanta, os atemoriza, sem esquecer de salientar da esperada conduta que a sociedade reserva ao juiz dos tempos atuais. E para mostrar que a música acalenta até mesmo aqueles que trabalham com as leis, Marcelo, acompanhado da empolgação dos colegas, toca trombone nos "ares" da Escola Paulista da Magistratura. O CONTRAPONTO vai ao ar nesta quinta-feira, 5 de outubro, às 22h30 no Canal Comunitário. Imperdível!

___________