MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 4º Benchmarking Seleciona e Apresenta as Melhores Práticas Gerenciais da Área Sócio-ambiental Corporativa do País

4º Benchmarking Seleciona e Apresenta as Melhores Práticas Gerenciais da Área Sócio-ambiental Corporativa do País

Da Redação

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Atualizado às 09:22


Natureza e Empresa


4º Benchmarking Seleciona e Apresenta as Melhores Práticas Gerenciais da Área Sócio-ambiental Corporativa do País


Os melhores modelos gerenciais da administração sócio-ambiental corporativa brasileira foram selecionados e reconhecidos por uma comissão técnica supra-representativa composta por 15 integrantes com atuação e reconhecimento nacional e internacional.


Tivemos 28 Cases Vencedores considerados referencias em Benchmark Sócio-ambiental.. A partir de agora passam a integrar um banco de dados de livre acesso pela internet, que totaliza 86 modelos gerenciais reconhecidos como o que há de melhor em práticas de sustentabilidade realizadas no país.


Para fazer parte do banco de boas práticas gerenciais e serem considerados referências em Benchmark, os selecionados apresentaram práticas de excelência, resultados tangíveis, e disposição em compartilhar todo esse conhecimento aplicado, servindo de exemplo e referência para que outros possam se espelhar e assim, alcançar patamares semelhantes em seus próprios ambientes e realidades.


Números do 4º Benchmarking Brasileiro:


No teatro Santa Catarina - Av. Paulista, 200 - São Paulo/SP, dia 27/9/2006 - 4ª feira, estiveram reunidos personalidades corporativas de todo país para um dia dedicado as boas praticas gerenciais e aos bons exemplos da gestão sustentável.


Durante todo o dia, 28 profissionais que comandam no dia-a-dia, atividades gerenciais da área socioambiental corporativa das principais empresas e instituições do país, mostraram ao público presente estimado em aproximadamente 200 pessoas, porque são os melhores em gestão sustentável, e por isto, considerados referências em se tratando de boas práticas gerenciais.


Presentes no evento, personalidades públicas, instituições representativas com atuação nacional e internacional, dirigentes das empresas vencedoras, especialistas e profissionais da área, além da mídia especializada e seleto público com aproximadamente 300 pessoas.


A iniciativa em sua quarta edição contou com a adesão dos vários segmentos da atividade econômica de 09 estados brasileiros, 29 apoiadores (entidades representativas e mídia especializada) e 15 integrantes na Comissão Técnica. Os 28 Cases Vencedores abrangeram uma ampla temática como, por exemplo, o descarte zero de efluentes e gerenciamento adequado de resíduos sólidos, o bom manejo florestal e pesqueiro, Programas de comunicação e educação ambiental, mobilização social e inclusão de jovens na proteção do meio ambiente, entre outros.


Os Cases Vencedores desta edição foram aqueles que apresentaram eficácia e inovação nas soluções adotadas para enfrentar os desafios do gerenciamento socioambiental responsável e competitivo. Ações que comprovaram benefícios à instituição, à comunidade e ao meio ambiente natural, e que estão alinhadas com as três dimensões da sustentabilidade: a econômica, a social e a ambiental.


A Metodologia de seleção dos Cases Vencedores:


Regulamento: Toda instituição legalmente constituída em território brasileiro pode participar do Benchmarking Brasileiro inscrevendo seus Cases, pois o objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento técnico gerencial dos gestores que respondem pela área sociaombiental corporativa independente da atividade, segmento ou setor de suas instituições.


Quesitos: O critério de seleção é baseado na análise e pontuação de 12 quesitos específicos (motivação, aprendizado, recomendações, participação, resultados, continuidade, duração, entre outros), onde os Jurados (instituições representativas e mídia especializada) tem acesso apenas ao conteúdo do Case, que é o que está sendo avaliado, sem conhecer a instituição a que pertence. Os Cases que recebem as melhores pontuações acima do índice técnico mínimo são selecionados e considerados Vencedores, ou seja, referências em Benchmark


Comissão Técnica: Uma equipe altamente especializada e multidisciplinar composta por 15 integrantes representando entidades institucionais e mídia especializada foi responsável pela seleção dos Cases inscritos. São eles: Ailton de Paula - Coordenador Meio Ambiente SENAI-SP; Alberto J.N. Ogata - Presidente ABQV - Associação Brasileira de Qualidade de Vida; André Médici - Consultor de Desenvolvimento Sustentável do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, Dagoberto Lorenzetti - Pesquisador Científico do CEAMA - Centro de Estudos de Administração e Meio Ambiente da FGV-SP; Érica Lui Reinhardt - Pesquisadora Científica da FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho; Fernando Tabet - Coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Comércio França-Brasil; Flávio Almeida - CEBDS - Compromisso Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; Haroldo Mattos de Lemos - Presidente do Instituto Brasil PNUMA - Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente; José Manoel Ferreira Gonçalves - Repórter Ambiental da Radio Jovem Pan; Luiz Sérgio Barros de Medeiros e Albuquerque - Comissão de Direito Ambiental da OAB-RJ; Luiz Carlos Aceti Junior - Sócio fundador da Ong Científica PDCA - Parceria do Distrito Industrial em Ciências Ambientais e do Portal Mercado Ambiental; Maria do Carmo Whitaker: Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP; Colaboradora do Centro de Estudos de Ética nas Organizações - CENE/FGV-SP e Coordenadora do Portal Ética Empresarial; Paula Saldanha - Jornalista, Escritora, Diretora e Apresentadora do Programa Série Expedições da TV Cultura e TVE; Reinaldo Keiji Fujiu - Presidente BRASINDOOR- Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Qualidade do Ar; Sebastião Ney Vaz Júnior- Presidente da ANAMMA - Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente.


A Missão: Identificar, reconhecer e compartilhar práticas gerenciais que tenham proporcionado resultados positivos ao meio ambiente natural, a comunidade onde está inserida e a própria instituição adotante para que sirva de referência e estímulo à outras instituições e gestores para que também adotem tais práticas em suas atividades, é a razão de ser do Benchmarking


Cases Vencedores 2005:

Klabin S/A

Basf S/A

Basf S/A

Rio Paracatu Mineração / Kinross

ALUMAR

Belgo Siderurgia S/A - Juiz de Fora

Dow AgroSciences Industrial Ltda

AES TIETÊ S/A

DaimlerChrysler do Brasil Ltda

10º Souza Cruz S/A

11º Grupo Orsa

12º CST Arcelor Brasil

13º Autovias S/A

14º Bandeirante Energia S/A

15º PETROBRAS

Cases Menção Honrosa

Siemens Ltda

Bayer S.A.

AES Uruguaiana Empreendimentos S/A

VIVO -Telerj Celular S.A

Firmenich & Cia Ltda

Embraer- Empresa Brasileira Aeronáutica S.A.

Banco Nossa Caixa S.A.

Dori Alimentos Ltda

VOMM Equipamentos e Processos Ltda

10º Eurofarma Laboratórios Ltda

11º Alcoa Aluminio S/A

12º CORN PRODUCTS BRASIL

13º CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro

Histórico, Resultados e Objetivos do Benchmarking Brasileiro:


Em seus quatro anos de existência, a iniciativa já selecionou e reconheceu 86 Cases Vencedores de 65 instituições brasileiras dos 3 setores da economia, atuantes em vários ramos de atividades e localizados em 12 estados do país.


É hoje um banco de práticas de sucesso com 86 modelos gerenciais de excelência, reconhecidos como referências nacionais em se tratando de boas práticas empresariais. Neste período, contou com a colaboração de 34 personalidades atuantes e comprometidas com a temática sócio-ambiental em sua Comissão Técnica, apoio de reconhecidas instituições representativas e associativas com abrangência nacional e internacional.


A missão do Benchmarking Ambiental é promover o desenvolvimento técnico gerencial dos gestores brasileiros e incentivar a adoção das boas práticas nas instituições brasileiras, e, ao reunir e compartilhar as melhores práticas que promovem o desenvolvimento sustentável no país está coerente com sua missão, e contribuindo efetivamente para tornar os princípios e objetivos da sustentabilidade mais próximos de nossa realidade.


E-Group Bench: Para continuidade da prática Benchmarking, foi criado o e-group "BENCH", um grupo fechado que discute temas atuais, compartilha experiências e informações sócio-ambientais, além de divulgar e circular artigos, clipping e noticias pertinentes ao gerenciamento sócio-ambiental corporativo. Este e-group é fechado a participação dos representantes dos "Cases Vencedores" e Comissão Técnica de todas as edições.


A idealização e realização da iniciativa pertence a MAISPROJETOS - Gestão e Capacitação Sócio-ambiental.

Mais informações com Assessoria de Imprensa Mais Projetos - (11) 3257-9660/ 3259-1846 - Emai: [email protected]
________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA