MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP: Advogada presa indevidamente durante operação policial será indenizada
Homônimo

TJ/SP: Advogada presa indevidamente durante operação policial será indenizada

Mulher foi confundida durante operação Ethos, que investiga o envolvimento de advogados com facção criminosa.

Da Redação

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Atualizado às 09:33

Advogada presa indevidamente durante operação policial, que investiga o envolvimento de advogados em uma facção criminosa, será indenizada pela Fazenda do Estado de São Paulo. A decisão é da 7ª câmara de Direito Público do TJ/SP.

t

Constam nos autos que a mulher foi detida em sua residência por ser confundida com outra advogada de nome semelhante e que estava sendo investigada pelo envolvimento com PCC - Primeiro Comando da Capital. A prisão aconteceu durante a operação Ethos, que apura a ligação de advogados com o crime organizado.

A autora da ação teve seus bens apreendidos e foi submetida a revista íntima antes de ser interrogada. Após algumas horas na prisão, o equívoco foi descoberto.

Ao analisar o caso, o desembargador Magalhães Coelho, relator, avaliou que a situação gerou graves constrangimentos à autora. 

O magistrado ressaltou que em decorrência da magnitude da operação Ethos, a advogada foi exposta na mídia local "tendo seu nome exposto injustamente e erroneamente". 

"Os fatos - incontroversos - narrados levam à conclusão de que a autora sofreu graves constrangimentos em decorrência de mandado de prisão expedido contra si".

Com esse entendimento, a Fazenda do Estado de São Paulo foi condenada a indenizar, a títulos de danos morais, em R$50 mil.

"Trata-se, aqui, de típica responsabilidade objetiva do Estado que, à evidência, independe da ocorrência de culpa ou dolo".

Veja o acórdão

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...