MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa de telefonia deverá ressarcir consumidora por cobrança indevida
Ressarcimento

Empresa de telefonia deverá ressarcir consumidora por cobrança indevida

Companhia cobrou multa após consumidora pela rescisão de contrato.

Da Redação

domingo, 15 de setembro de 2019

Atualizado às 08:02

A juíza de Direito Rita de Cássia de Cerqueira Lima Rocha, do 5º JEC de Brasília/DF, condenou uma empresa de telefonia restituir dinheiro de multa referente a cancelamento do contrato. A magistrada verificou que a multa foi indevida, pois o serviço não foi prestado adequadamente.

 t

A autora contratou um plano com a empresa, no qual passou a ser pessoa jurídica contratante. Tal plano exigia fidelidade de 24 meses. Mesmo entrando em contato com a empresa para tentar trocar de plano com mais benefícios, a companhia lhe propôs outro plano com nova fidelização de 24 meses. Nesse momento, decidiu rescindir o contrato e foi surpreendida com cobrança em débito automático de multa no valor de R$1.681,85. 

Ao se defender, a empresa alegou que havia comunicado a consumidora sobre a multa em casos de quebra e contrato. 

Cobrança indevida

Ao analisar o caso, a magistrada entendeu que a cobrança da multa era indevida pois cabia à empresa comprovar que o serviço foi prestado adequadamente, o que não aconteceu.

"Se o consumidor alega que houve falha na prestação do serviço, conforme narrado nos autos pela própria Telefônica, e por isso requereu a rescisão do contrato, e a ré não comprovou que o serviço foi prestado a contento, pelo contrário, restou incontroverso o motivo pelo qual foi pedida a interrupção do contrato, então a multa é indevida". 

Com esse entendimento, a empresa foi condenada a ressarcir a consumidora no valor cobrado indevidamente. 

Veja a decisão

Patrocínio

Patrocínio Migalhas