Migalhas

Quinta-feira, 2 de abril de 2020

ISSN 1983-392X

Inclusão

Inclui CIEE comemora um ano promovendo diversidade nas empresas

Com o intuito de ser um programa dedicado à inclusão de pessoas com deficiência e demais pilares da diversidade, o Inclui CIEE já inseriu 1.189 nos Programas de Estágio e Aprendizagem favorecendo o ingresso no mundo do trabalho.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

“Passar a pertencer a um grupo; tornar parte de uma classe de pessoas” são significados do verbo incluir e fazem parte da essência do espaço Inclui CIEE. Criado em 2018, a área comemorou seu primeiro ano de existência presenteando estagiários e aprendizes que foram contratados em 2019 com uma camiseta comemorativa.

Com o intuito de ser um programa dedicado à inclusão de pessoas com deficiência e demais pilares da diversidade, o Inclui CIEE já inseriu 1.189 nos Programas de Estágio e Aprendizagem favorecendo o ingresso no mundo do trabalho. O objetivo é que esse número alcance mais 400 contratos assinados até o final deste ano.

De acordo com Lilene Ruy, supervisora de Inclusão Social e ONE Processos Especiais do CIEE, o objetivo no próximo ano é levar a discussão de diversidade para outros pilares, como gênero, etnia, gerações entre outros. “Essa discussão dentro das empresas não é nova, mas temos o papel de conscientizar, sensibilizar para a abertura de vagas e ajudar famílias para promover um verdadeiro impacto social”, conta.

A importância da Lei de Cotas

A Lei de Cotas (8.213/91) é o principal instrumento para inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, ao determinar que empresas com 100 ou mais funcionários destinem de 2% a 5% dos cargos a esse segmento, o que não inclui estagiários ou aprendizes. No entanto, os dois programas são encarados por muitas empresas como parte da estratégia para a preparação e ambientação desse colaborador antes da sua efetivação. Esse também é um dos focos do Inclui CIEE, programa desenvolvido em parceria com empresas públicas e privadas para abertura de vagas destinadas a pessoas com deficiência. Mais informações disponíveis aqui.

___________

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

-