MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dá-lhe açúcar! Pesquisa revela que consumir glicose aumenta conciliação em audiências
Pesquisa

Dá-lhe açúcar! Pesquisa revela que consumir glicose aumenta conciliação em audiências

Ingerir glicose durante audiências aumenta em 30% as chances de acordo entre as partes.

Da Redação

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Atualizado em 20 de setembro de 2019 11:19

Uma pesquisa feita pela juíza de Direito Aline Vieira Tomás Protásio, da 2ª vara de Família de Anápolis/GO, revelou que ingerir glicose durante audiências aumenta em 30% as chances de acordo entre as partes.

t

Suco de uva

De abril a dezembro de 2018, uma jarra com suco de uva ficou à disposição das partes e dos advogados durante a realização das audiências de conciliação. A ingestão não era obrigatória.

No final do estudo, concluiu-se que tomar suco durante uma audiência de conciliação permitiu às partes alcançarem 76,27% de acordos, enquanto o grupo que ingeriu apenas água atingiu 45,24%. Uma diferença de 31,03% a mais de acordos.

t

A pesquisadora e juíza explica que a glicose pode funcionar como gatilho para acionar o nosso sistema de recompensa cerebral, aquele que nos permite sentir satisfação e bem-estar.

A magistrada esclarece que, normalmente, nas audiências de conciliação, as partes chegam nervosas, tensas e combativas. A glicose pode funcionar como gatilho para acionar o nosso sistema de recompensa cerebral, aquele que nos permite sentir satisfação e bem-estar.

"Uma vez acionado, a tendência é que a pessoa se abra para a comunicação, negocie melhor e esteja disposta a ouvir o outro, o que vai ao encontro exatamente da política conciliatória."

Expansão

Com o resultado da pesquisa, foi apresentado ao TJ/GO uma proposta transformando o experimento em um programa institucional, com foco na normalização de um protocolo de rotina forense.

De acordo com a magistrada, a ideia é levar o projeto para 23 varas de família que estão no eixo Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Entorno do Distrito Federal que, segundo ela, representam mais de 60% da população. O custo estimado por audiência é de R$2,90, o que segundo ela, representa apenas o valor do suco. "Apenas o suco é inserido em toda uma estrutura que já está montada", conta.