MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ nega HC ao juiz afastado Rocha Mattos

STJ nega HC ao juiz afastado Rocha Mattos

X

Da Redação

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Atualizado às 09:35


Lavagem de dinheiro

 

STJ nega HC ao juiz afastado Rocha Mattos

 

O STJ negou pedido para trancar a ação penal contra o juiz afastado João Carlos da Rocha Mattos, de São Paulo. A Quinta Turma, por unanimidade, não concedeu o HC interposto pela defesa para livrar o juiz da acusação de crimes de lavagem de dinheiro.

 

Rocha Mattos teve a prisão preventiva decretada por inúmeros crimes e é acusado de ser o principal mentor do escândalo de venda de sentenças judiciais para beneficiar criminosos, pego pela Operação Anaconda, da Polícia Federal. No HC julgado na quinta-feira (5/10) no STJ, ele responde por infringir o artigo1º, incisos V e VII, da Lei nº 9.613 (clique aqui) - Lei de Lavagem de Dinheiro.

 

Segundo a denúncia recebida pelo TRF/3ª Região, o juiz federal teria se utilizado de Paulo Roberto Maria da Silva para enviar dinheiro irregularmente para fora do país. Da prisão, teria utilizado cheques da ex-esposa Norma Regina Emílio Cunha e repassado a Paulo Roberto da Silva. A conta de Norma estava bloqueada judicialmente em razão das suspeitas que recaíam sobre o casal.

 

Ao STJ, a defesa alegou falta de fundamentação da prisão cautelar, argumento não aceito pela Quinta Turma por já ter sido alvo de apreciação em um outro HC. A Quinta Turma, ao não conceder o trancamento da ação penal, ponderou que eventuais dúvidas acerca da entrega dos cheques a Paulo Roberto devem ser aferidas pelo juiz responsável pela instrução criminal.

 

A defesa alegou ainda não haver risco de fuga do país nem coação a testemunhas. Rocha Mattos foi sentenciado a três anos de prisão pelo crime de formação de quadrilha, mas também teve a prisão preventiva decretada pelos crimes de peculato e abuso de poder, além de responder a outras quatro ações penais.

Processo relacionado: HC 52057 (clique aqui).

____________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA