MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador Siro Darlan, do TJ/RJ, é alvo de operação da PF
Operação

Desembargador Siro Darlan, do TJ/RJ, é alvo de operação da PF

Autorizada pelo STJ, operação apura venda de decisões.

Da Redação

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Atualizado às 10:49

O desembargador Siro Darlan, do TJ/RJ, é alvo de operação da Polícia Federal nesta terça-feira, 24. Sete mandados de busca e apreensão contra o magistrado foram autorizados pelo ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, em inquérito que apura venda de decisões. Buscas devem acontecer em sua residência, no gabinete e em escritórios ligados a ele.

t

Investigação

De acordo com reportagens publicadas em dezembro do ano passado pelo jornal O Globo, o desembargador usava os plantões judiciários para vender HCs e liberar presos.

Em pelo menos dois casos, detentos teriam sido beneficiados por decisões de Darlan. Em um deles, uma colaboração premiada foi anexada ao documento. Um delator contou à Justiça que ouviu de um preso ter pago R$ 50 mil a um intermediário do magistrado.

A negociação teria sido feita em favor de Ricardo Abbud, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende. Abbud foi preso em 2015, acusado de praticar irregularidades na Câmara dos Vereadores de Niterói.

O outro caso apurado no inquérito é do preso Samyr Jorge João David, cuja prisão foi decretada em junho de 2016 por tentativa de latrocínio, roubo e interceptação.

Dois pedidos de HC teriam sido direcionados pelo advogado Hugo Sant'anna Onofre para o plantão de Siro Darlan.

Samyr foi solto, mas em outubro ele teve a prisão restabelecida pelo desembargador Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes.

Fernandes destacou que os pedidos do advogado do réu foram direcionados ao plantão de Darlan.

Além dos inquéritos no STJ, Darlan também é alvo de uma representação na presidência do TJ, assinada pelos outros quatro desembargadores e uma investigação no CNJ para apurar faltas disciplinares.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas