MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. RJ: Lei obriga empresas de transporte por aplicativo a terem SAC 24h no Estado
Transporte

RJ: Lei obriga empresas de transporte por aplicativo a terem SAC 24h no Estado

Norma foi publicada nesta terça-feira, 8.

Da Redação

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Atualizado em 9 de outubro de 2019 07:02

Foi publicada nesta terça-feira, 8, a lei estadual do Rio de Janeiro 8.552/19, que obriga empresas de transporte de passageiros por aplicativo a disponibilizarem serviços de atendimento ao cliente por meio telefônico.

t

De acordo com a norma, o atendimento deverá funcionar 24 horas por dia e o número do telefone deverá ser disponibilizado no aplicativo e no site da empresa. 

Durante o trajeto da viagem, a empresa deverá disponibilizar um link direito ao passageiro para que ele faça reclamações ou sugestões. 

A norma também exige que as empresas mantenham, em seus sites, um sistema para que os consumidores consultem as placas dos veículos cadastrados para prestação do serviço de transporte. 

O prazo para que o cliente cancele a corrida solicitada deverá ser prorrogado proporcionalmente sempre que o motorista atrasar. Caso a corrida seja cancelada duas vezes ou mais pelos motoristas, o usuário do aplicativo deverá ser ressarcido em créditos para utilizar em outras corridas. 

Veja a íntegra da lei:

 ____

LEI Nº 8552 DE 08 DE OUTUBRO DE 2019

Disciplina o serviço de transporte particular de passageiros por aplicativo e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º - As empresas de transporte particular de passageiros por aplicativo ficam obrigadas a disponibilizarem Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) por meio telefônico. 

Parágrafo Único - O atendimento telefônico, de que trata o caput deste artigo, deverá ser disponibilizado 24 (vinte e quatro) horas por dia.

Art. 2º - As empresas de transporte particular de passageiros por aplicativo ficam obrigadas a manterem o número de telefone, em local de fácil visualização em seu sítio eletrônico e no aplicativo.

Art. 3º - Durante todo o percurso contratado, as empresas deverão disponibilizar link direto de reclamação e/ou sugestão sobre qualquer comportamento adverso do motorista conveniado.

Art. 4º - O período para cancelamento gratuito de corrida solicitada deverá ser proporcionalmente prorrogado sempre que o prazo inicial de espera para chegada do motorista for postergado.

Art. 5º - Sempre que o usuário tiver a sua corrida cancelada por duas vezes ou mais deverá ser ressarcido pelo aplicativo no mesmo valor cobrado, com base na política de cancelamento aplicada ao usuário.

Parágrafo Único - O valor, a que se refere o caput deste artigo, deverá ser convertido em crédito na conta do usuário do aplicativo.

Art. 6º - As empresas de transporte particular de passageiros por aplicativo ficam obrigadas a disponibilizarem, no seu sítio eletrônico, um sistema de consulta de placas dos veículos que são ou que tenham sido cadastrados nos respectivos serviços de transporte de passageiros.

Art. 7º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 08 de outubro de 2019

WILSON WITZEL
Governador

 

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.