MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Colaboração premiada está sendo transformada em plea bargain sem apoio em lei, diz ministro do STJ
Plea bargain

Colaboração premiada está sendo transformada em plea bargain sem apoio em lei, diz ministro do STJ

Ministro Nefi Cordeiro falou sobre mecanismo durante evento na última sexta-feira, 11.

Da Redação

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Atualizado em 15 de outubro de 2019 07:07

"Nosso sistema não é o da plea bargain, nosso sistema é muito diferente da plea bargain. Podemos evoluir, sim, para algo mais parecido; até acho que isso seria bom em alguma medida, porém é preciso tomar cuidado. A nossa realidade está transformando a colaboração premiada em plea bargain sem apoio em lei."

A afirmação é do ministro Nefi Cordeiro, do STJ. Durante evento promovido na última sexta-feira, 11, pela Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados em parceria com o STJ, a AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros e a Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil.

No evento, foi abordado o mecanismo do plea bargain, instituto jurídico existente no sistema norte-americano, que consiste em um acordo pelo qual o réu confessa a culpa em troca de uma pena reduzida. O mecanismo foi proposto no pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, analisado no Congresso.

t

Negociação

Durante o evento, o ministro Cordeiro Nefi Cordeiro destacou que a negociação é indispensável no processo penal e que institutos como o da colaboração premiada são meios válidos e úteis na investigação, porém é necessário que se obedeça a princípios já consolidados no ordenamento jurídico.

"É imprescindível a observância dos princípios constitucionais da Administração Pública, dos princípios jurídicos, das regras dos negócios jurídicos, das regras dos contratos administrativos e da inafastabilidade de jurisdição."

O ministro ressaltou ainda que tais acordos não podem servir como excludentes do dever investigatório e probatório do Estado e que, como qualquer ação estatal, exigem limites conhecidos e controláveis. "Na colaboração premiada, não pode ter incidência ou interpretação divorciada das garantias e limitações às demais ações penais", afirmou.

Segundo Cordeiro, uma das características da colaboração premiada é a voluntariedade, podendo, ao seu ver, o Estado propor uma colaboração, porém sem jamais coagir alguém a colaborar a partir da decretação de prisão.

"A prisão preventiva fora das hipóteses legais, especialmente quando utilizada como incentivo à colaboração, é tortura. O Estado não pode fazer tortura para obter colaboração."

O ministro defendeu que haja revisões nos acordos de colaboração premiada dentro do próprio Ministério Público, a fim de garantir sempre os direitos dos colaboradores. Além disso, asseverou que o Judiciário e o MP devem trabalhar juntos na aplicação do instituto, porém cada um com o papel que lhe foi destinado pela Constituição e pelas leis do país.

Também participante do evento, o ministro Herman Benjamin, do STJ, alertou que é delicado imputar à delação premiada natureza jurídica contratual, em virtude das peculiaridades do instituto. No entanto, para o magistrado, uma solução seria atribuir à delação natureza de contrato sui generis, já que assim seria possível proceder aos devidos ajustes na negociação, caso necessário.

"Quando se considera que a colaboração premiada tem natureza jurídica contratual, deve-se lembrar que esse acordo bilateral possui condições resolutivas, obrigações paralelas, entre elas a do acusado não reincidir em novas modalidades criminosas."

Informações: STJ.