MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ impede TJ/RS de intimar pelo correio em processos criminais
Penal

CNJ impede TJ/RS de intimar pelo correio em processos criminais

Conselho atendeu pedido do MP/RS para desconstituir atos normativos do TJ/RS que previam intimação via correio.

Da Redação

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Atualizado às 13:09

Na última terça-feira, 8, o CNJ julgou procedente o pedido do MP/RS para desconstituir normas do TJ/RS que determinavam que, nos procedimentos criminais, as intimações aos réus, testemunhas e vítimas deveriam ser realizadas por correio. 

 t

As referidas normas são a resolução 1.122/16 do Conselho da Magistratura do e o provimento 17/17 da Corregedoria Geral da Justiça, ambos do TJ/RS.

Ao analisar o processo, o conselheiro Arnaldo Hossepian Junior, relator, entendeu que os atos ferem o princípio constitucional do devido processo legal, do qual decorre a necessidade de observância do procedimento previsto em lei e uniformidade para a instrumentalização do processo.

Na decisão, o conselheiro apontou que os atos de comunicação processual, como corolários naturais do devido processo legal, devem guardar consonância e compatibilidade com o previsto no artigo 370 do CPP, que estabelece que as intimações devem seguir o mesmo modelo para a citação.

De acordo com o dispositivo, a via postal deve ser opção apenas para intimações dos defensores e advogados constituídos, quando inexistente órgão oficial de publicação na comarca.

Para o conselheiro, ao determinar que as intimações "serão feitas pelo correio", as normas administrativas invadem o poder normativo da União, violam o devido processo legal, contrariando procedimento previamente estabelecido pela lei processual penal, ferem a autonomia do magistrado e contribuem para o retardamento da prestação penal.

Com este entendimento, as intimações deverão ser realizadas pessoalmente.

Fonte: MP/RS.

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...