MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Tributação na Distribuição de Combustíveis"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Tributação na Distribuição de Combustíveis"

A obra aborda um assunto presente no dia a dia dos brasileiros: abastecimento de combustíveis e tributação.

Da Redação

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Atualizado às 09:31

t"Tributação na Distribuição de Combustíveis" (Lumen Juris - 276p.), obra coletiva organizada por Fabio Silva Alves, Janssen Murayama, do escritório Murayama & Affonso Ferreira Advogados, e Francis Tenorio Duarte Pinto, aborda algumas das principais discussões que envolvem o setor, um dos mais relevantes em termos de arrecadação de tributos. 

O abastecimento em postos de combustíveis é muito mais que "completar o tanque" ou comer um sanduíche nas crescentes lojas de conveniência. É conexão. É logística. É planejamento. É frete. E, sem dúvidas, é tributos. Aliás, muitos tributos, com expressiva e complexa composição.

Cientes dessa relevância cotidiana do segmento para, inclusive, garantir a soberania nacional, os organizadores e autores desta obra buscam auxiliar estudantes, advogados, magistrados e mesmo quaisquer cidadãos que pretendam compreender melhor toda a vasta cadeia de operações tributárias que está por trás do mercado de distribuição de combustíveis.

Tarefa difícil, sem sombra de dúvidas, especialmente considerando que sobre o segmento há forte incidência de impostos como o ICMS - e suas 27 legislações diferentes - e contribuições como ao PIS, além da CIDE e da COFINS, os quais, por si só, são de compreensão e interpretação, no mínimo, "desafiadoras".

De toda sorte, como dificuldade nunca se confunde com impossibilidade, os integrantes desta publicação estão acostumados com esses desafios, bem como certos de que esta obra será apenas o primeiro passo para a melhor compreensão e, quem sabe, racionalização jurídico-tributária do setor.

Sobre os organizadores:

Fabio Silva Alves é coordenador jurídico-tributário no RJ da Ipiranga Produtos de Petróleo S/A; pós-graduao em Direito Tributário pelo IBET e em Auditoria Tributária pela UFRJ; bacharel em Direito pela UFF e em Jornalismo pela UFRJ.

Francis Tenorio Duarte Pinto é gerente de Tributos Indiretos no RJ da Ipiranga Produtos de Petróleo S/A; pós-graduada em Direito Tributário pelo IBET e em Direito Empresarial pela FGV; bacharel em Direito pela UNIRIO.

Janssen Murayama é sócio do escritório Murayama & Affonso Ferreira Advogados e bacharel em Direito e em Ciências Contábeis pela UERJ; mestre em Direito pela UERJ; professor convidado do FGV Law Program e da pós-graduação em Direito Tributário da UFF; fundador e diretor do grupo de Debates Tributário - GDT.

__________

Ganhadora:

Tamara Krelling, de Joinville/SC

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA