MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP: D´Urso se licencia da presidência para concorrer à reeleição

OAB/SP: D´Urso se licencia da presidência para concorrer à reeleição

Da Redação

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Atualizado às 17:19


Candidato

 

OAB/SP: D'Urso se licencia da presidência para concorrer à reeleição

 

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, se licencia hoje (11/10) de seu cargo para concorrer à reeleição da entidade, marcada para o dia 30 de novembro, das 10h às 18h. Com sua saída, a presidência da seccional fica sob o comando da vice-presidente, Márcia Regina Machado Melaré.

 

Após a festa do lançamento de sua candidatura, na terça-feira (10/10) no bairro da Barra Funda, D'Urso afirmou que a intenção é ganhar a disputa por uma grande margem de votos, para demonstrar que a advocacia está unida.

 

"Sim, estou me licenciando. O pedido será protocolando amanhã cedo (hoje). Acho muito importante separar bem as coisas. Uma coisa é gestão, a outra é campanha. Como estava trabalhando na Ordem, não dava para entrar na disputa ainda. Agora, a diretoria vai assumir o comando e eu, a partir de amanhã, saio em campanha por esse Estado todo levando nossas propostas, aí sim, pedindo votos".

 

D'Urso afirmou que, após uma administração voltada para resolver os problemas financeiros da Ordem, suas propostas para o próximo triênio estão mais voltadas para ajudar o Poder Judiciário a aumentar a celeridade da Justiça brasileira.

 

"Cumprimos todos os compromissos com a classe, prestei contas de tudo o que foi feito. A casa já está arrumada, não só em termos de descentralização e finanças, o que tínhamos pra fazer internamente, nós fizemos. A defesa de prerrogativas, as intimações online gratuitas, isso tudo está cumprido. Agora o foco tem que estar no Judiciário, ajudá-lo a fazer o processo andar para que o advogado não sofra tanto ao lado de se cliente pela demora no processo. É uma luta para dar condições de trabalho melhores para nós no Judiciário".

 

A composição de sua chapa deve ser definida até o fim da semana que vêm. O prazo final de inscrição vai até o dia 31 de outubro. "Não há nenhuma definição ainda. Nós temos a rigor uma chapa que veio da gestão e o que vamos fazer agora é compor, com esses que irão continuar e com os novos que irão entrar. Estamos em fase de conversas, mas a definição ainda não saiu. Acho que até o final da próxima semana nós deveremos ter a chapa concluída".

 

As chapas devem ser compostas pela diretoria - com os cargos de presidente, vice-presidente, secretário-geral, secretário-geral adjunto e tesoureiro-, 60 conselheiros seccionais efetivos, 3 conselheiros federais e 5 integrantes da Diretoria da Caasp, além dos suplentes. O prazo para impugnação das chapas é de três dias.

 

Esta será a primeira vez, em quase vinte anos, que um presidente da OAB/SP disputará a recondução ao cargo. Embora não exista qualquer impedimento legal à reeleição, há uma tradição de que o presidente não concorra novamente. O último a tentar a reeleição foi o criminalista Antônio Mariz de Oliveira, na década de 80.

 

Até o momento, além de D'Urso, os advogados Rui Celso Reali Fragoso, Leandro Pinto e Clodoaldo Pacce também manifestaram intenção extra-oficial de disputar a presidência da OAB/SP. O lançamento da candidatura de Fragoso está marcado para o dia 24 deste mês.

_____________