MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF julga em novembro pedido de Lula para acessar acordo de leniência da Odebrecht
Penal

STF julga em novembro pedido de Lula para acessar acordo de leniência da Odebrecht

Processo está no plenário virtual da 2ª turma.

Da Redação

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Atualizado às 14:01

t

O ministro Fachin agendou para 1º de novembro o início do julgamento, no plenário virtual do STF, do pedido da defesa do ex-presidente Lula para acessar o acordo de leniência da Odebrecht.

O pedido insere-se no contexto do processo que apura supostas propinas referente a um terreno para a construção da sede do Instituto Lula.

A perícia promovida nos sistemas da empreiteira - a partir de decisão do ministro Fachin - aponta, conforme a defesa, que o que o MPF e a PF dizem ser o sistema não é; e que em relação aos arquivos que eles usam não houve a preservação da cadeia de custódia (integridade), tampouco a observância das regras de cooperação internacional naquilo que teria sido mandado pela Suíça.

"Não restam dúvidas de que, no presente caso, houve quebra da cadeia de custódia da prova, o que enseja a sua indiscutível ilicitude, sendo de rigor o reconhecimento da nulidade dessa e de todas as suas derivadas, na forma do art. 157 do CPP", afirmou Cristiano Zanin Martins, em incidente de ilicitude da prova no âmbito da JF/PR.

Na petição da defesa, reproduz-se trechos do Parecer Técnico Pericial Complementar e Divergente, que assegura a inexistência de documento oficial das autoridades suíças informando os arquivos que foram apreendidos, "ou seja, relacionando os hashes do material eletrônico por eles apreendido, único meio confiável para afirmar que o conteúdo dos arquivos entregues pela Odebrecht tem como origem a aquisição realizada pela polícia suíça".

Ainda, cita-se reportagem baseada nas mensagens trocadas pelos procuradores da República no aplicativo Telegram, dando conta que o MPF "já tinha acesso informal e ilegal ao sistema "Drousys" pelo menos desde maio de 2016, quase um ano antes da entrega da cópia da Odebrecht, o que foi negado categoricamente pelo MPF nos autos da Ação Penal nº 5063130-17.2016.4.04.7000".

A defesa busca o acesso aos autos em que foi depositada a leniência da Odebrecht, com todos os depoimentos e acervo documental, pois também "é lá que está explicado como o MPF recebeu 3,8 bilhões da Odebrecht e como está usando o valor", esclarece o advogado.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas