MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ definirá qual rito processual deve ser aplicado aos crimes previstos na lei de drogas
Processual - Interrogatório

STJ definirá qual rito processual deve ser aplicado aos crimes previstos na lei de drogas

A controvérsia diz respeito ao momento do interrogatório dos réus acusados.

Da Redação

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Atualizado em 29 de outubro de 2019 07:08

A 3ª seção do STJ decidirá se nos crimes previstos na lei de drogas deve ser aplicado o rito processual disposto no art. 400 do CPP ou o rito específico da legislação própria, no art. 57. A controvérsia diz respeito ao momento do interrogatório dos réus acusados.

t

O tema foi cadastrado como tema 1.027 no sistema de repetitivos do STJ. A questão submetida a julgamento é a seguinte:

"Saber se, nos crimes previstos na Lei 11.343/2006, deve ser aplicado o rito processual disposto no artigo 400 do CPP, em homenagem aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, ou o rito específico da legislação própria (artigo 57 da Lei 11.343/2006), em razão do princípio da especialidade".

No CPP, o art. 400 dispõe que na audiência de instrução e julgamento, a ser realizada no prazo máximo de sessenta dias, se procederá à tomada de declarações do ofendido, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, bem como os esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado.

Já na lei das drogas, o artigo 57 estabelece que, na audiência de instrução e julgamento, após o interrogatório do acusado e a inquirição das testemunhas, será dada a palavra, sucessivamente, ao representante do Ministério Público e ao defensor do acusado, para sustentação oral, pelo prazo de vinte minutos para cada um, prorrogável por mais dez, a critério do juiz.

Em sessão virtual, a 3ª seção afetou dois recursos especiais que estão sob a relatoria do ministro Rogerio Schietti e serão julgados sob o rito dos recursos repetitivos.

Processos: REsp 1.825.622 e 1.808.389

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA