MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em vídeo, Bolsonaro é leão prestes a ser atacado por hiena que representa STF; Celso de Mello reage
Publicação

Em vídeo, Bolsonaro é leão prestes a ser atacado por hiena que representa STF; Celso de Mello reage

Vídeo foi publicado na conta do Twitter do presidente. Horas depois, conteúdo foi apagado.

Da Redação

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Atualizado às 12:11

O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta segunda-feira, 28, um vídeo nas suas redes sociais, no qual o presidente é representado por um leão cercado por hienas. Os animais são identificados como diversas entidades e movimentos, entre eles o STF, a ONU, a imprensa e o PSL, seu partido. Algum tempo após a publicação, o vídeo foi apagado. Assista:

 

Também integram o bando que ronda o "presidente" entidades como a OAB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a CUT e a Força Sindical, além do Greenpeace e dos movimentos MST e MBL. Menos palpáveis, feminismo, "isentão" e a Lei Rouanet também são representados como hienas.

Ao fim do vídeo, o protagonista é salvo por um outro leão que surge no horizonte e depois o acaricia, o "patriota conservador". Enquanto as hienas fogem, surge na tela uma mensagem de apoio a Bolsonaro: "vamos apoiar o nosso presidente até o fim! E não atacá-lo! Já tem a oposição pra fazer isso!". Em seguida, uma bandeira do Brasil é projetada sobre uma foto do presidente no dia da sua posse.

De acordo com a colunista d’O Globo Bela Megale, o presidente disse a assessores que foi pego de surpresa com o vídeo. O relato foi feito à coluna da Bela antes que o vídeo fosse deletado.

Reação

Ao ser perguntado sobre a publicação, o ministro Celso de Mello deu dura resposta, afirmando ser “evidente que o atrevimento presidencial parece não encontrar limites na compostura que um Chefe de Estado deve demonstrar no exercício de suas altas funções".

De acordo com o ministro, o vídeo "culmina, de modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores".

"Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de “gravitas” e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República."

Veja a íntegra da nota do ministro:

A ser verdadeira a postagem feita pelo Senhor Presidente da República em sua conta pessoal no “Twitter”, torna-se evidente que o atrevimento presidencial parece não encontrar limites na compostura que um Chefe de Estado deve demonstrar no exercício de suas altas funções, pois o vídeo que equipara, ofensivamente, o Supremo Tribunal Federal a uma “hiena” culmina, de modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores.

Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de “gravitas” e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República.

É imperioso que o Senhor Presidente da República – que não é um “monarca presidencial”, como se o nosso País absurdamente fosse uma selva na qual o Leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados – saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a Magistratura do Brasil.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA