MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Números do TSE mostram que seis estados e o DF não elegeram mulheres para a Câmara dos Deputados

Números do TSE mostram que seis estados e o DF não elegeram mulheres para a Câmara dos Deputados

X

Da Redação

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Atualizado às 08:18


Eleições 2006

 

Números do TSE mostram que seis estados e o DF não elegeram mulheres para a Câmara dos Deputados

 

Nas eleições de 2006, foram eleitas 4 senadoras, 45 deputadas federais, 119 deputadas estaduais e 3 deputadas distritais. Os números comprovam que a participação masculina no Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativas continua preponderante. Os dados foram divulgados na sexta-feira (13/10) pelo TSE.

 

O DF e mais seis estados não elegeram nenhuma deputada federal. Somadas, as bancadas dessas unidades da federação somam 85 deputados federais. Entre esses estados, está o Sergipe, que a despeito da bancada masculina de 8 deputados, conseguiu eleger uma senadora. Ao lado do Rio Grande do Norte, foram os únicos estados nordestinos a eleger mulheres para o Senado. Além disso, dos 17 governadores eleitos no primeiro turno, todos são homens.

 

Em dez anos, a presença de mulheres na Câmara dos Deputados teve aumento inferior a 1%. A atual legislatura (2003-2007) conta com 46 mulheres entre 513 deputados, representando 8,9% da Casa. Na próxima (2007-2011), serão 45 deputadas, isto é, 8,77% do número total.

 

Uma pesquisa da União Interparlamentar em 178 parlamentos em todo o mundo, realizada em 1999, a proporção média mundial de mulheres deputadas é de 13,2%. Entre os países analisados, o Brasil ocupou o 84° lugar em índice de participação feminina nos parlamentos.

 

Números proporcionais

 

Proporcionalmente, a bancada feminina eleita para o Senado é maior do que as bancadas de deputadas federais e estaduais: as 4 senadoras eleitas representam 14,81% das 27 cadeiras renovadas para a próxima legislatura (2007-2015).

 

Nas Assembléias Legislativas e Câmara Distrital, as 122 deputadas representam 11,52% das 1.059 cadeiras renovadas. E na Câmara dos Deputados, as 45 eleitas correspondem a 8,77% das 513 vagas de deputados.

 

Veja, a seguir, como ficou a participação de mulheres eleitas em quatro dos cinco cargos em disputa nas eleições gerais de 2006.

  • Governador

Nenhuma governadora conseguiu se eleger no primeiro. Contudo, ainda há chances no segundo turno. Uma mulher pode ser eleita em cinco dos dez estados onde haverá eleições no dia 29 de outubro: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pará.

  • Senador

Dos 27 senadores eleitos para a próxima legislatura, apenas 4 são mulheres. Elas foram eleitas para representar as seguintes unidades da federação: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

  • Deputado federal

Em São Paulo, estado com o maior número de cadeiras de deputados federais (70), foram eleitas apenas três mulheres. Na segunda maior bancada federal - Minas Gerais - também foram eleitas três deputadas no total de 53 cadeiras.

 

A terceira maior bancada na Câmara - o Rio de Janeiro - terá seis mulheres representando a população do estado, que tem 46 cadeiras. Na Bahia, a quarta maior bancada, dos 39 deputados, apenas 4 são mulheres. A quinta maior bancada de deputados federais é a do Rio Grande do Sul (31), que terá apenas 3 deputadas.

 

Acre, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins terão apenas uma deputada federal, cada um.

 

O DF e os estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Sergipe e Paraná não elegeram mulheres para representar o eleitor na Câmara dos Deputados. O número mais significativo vem do Paraná: das 30 vagas a que tem direito na Câmara, nenhuma foi preenchida por uma candidata.

  • Deputado estadual/distrital

Na disputa para o cargo de deputado estadual, todos os estados elegeram homens e mulheres para as Assembléias Legislativas. Das 94 vagas para a Assembléia Legislativa de São Paulo, 83 foram preenchidas por homens e 11 por mulheres. No estado de Minas Gerais, segunda maior bancada para o cargo, foram eleitos 70 homens e 7 mulheres. No Rio de Janeiro, terceiro estado com maior número de vagas, serão 59 deputados e 11 deputadas.

 

Dentre os estados com menores bancadas, apenas 24 vagas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, elegeram somente uma mulher para o cargo. Das 46 vagas no estado do Ceará, 44 foram preenchidas por homens e apenas 2 por mulheres.

 

Nos estados de Amazonas, Amapá, Roraima e Tocantins foram eleitas 3 deputadas estaduais e 21 deputados. A Assembléia Legislativa de Alagoas também terá 3 mulheres, mas o total da bancada é de 27 deputados. No Espírito Santo e em Piauí, das 30 vagas, foram eleitos 27 deputados e também 3 deputadas. Já em Santa Catarina, foram eleitas 3 deputadas e 37 deputados para a Assembléia Legislativa.

 

Nas eleições para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, foram eleitas 3 mulheres para as 24 vagas de deputados distritais.

____________