MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro do STJ suspende prisão de réu preso após julgamento do Júri
Execução penal

Ministro do STJ suspende prisão de réu preso após julgamento do Júri

Assunto sobre a constitucionalidade da execução imediata de pena aplicada por Júri será debatido pelo STF.

Da Redação

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Atualizado às 15:15

O ministro do STJ Jorge Mussi deferiu liminar para suspender ordem de prisão contra homem condenado por Tribunal do Júri. O ministro observou que a execução provisória da pena foi determinada pelo juiz presidente do Tribunal popular antes mesmo da interposição do recurso de apelação.

t

O homem foi condenado pelo juiz presidente do Tribunal do Júri por crime de homicídio, oportunidade em que foi determinada sua prisão. Impetrou um HC no TJ/MT contra a prisão, no entanto, o pedido foi indeferido.

No STJ sustentou a ilegalidade da prisão, pois não houve esgotamento das instâncias ordinárias e o paciente respondeu ao processo em liberdade.

Execução provisória da pena

Ao analisar o caso, o ministro relator Jorge Mussi observou que, segundo o entendimento firmado no STJ, a sentença condenatória do Tribunal do Júri não é prontamente exequível, "estando o cumprimento antecipado da reprimenda condicionado ao exaurimento da jurisdição ordinária, que ocorre somente após o julgamento em segunda instância".

O relator observou que o caso expressa "manifesta ilegalidade, passível de correção de ofício".

"Assim, constatando-se que a execução provisória da pena foi determinada pelo juiz presidente do Tribunal popular antes mesmo da interposição do recurso de apelação cabível para a instância ad quem, está-se diante de manifesta ilegalidade, passível de correção de ofício por esta Corte Superior de Justiça."

STF

O assunto sobre a constitucionalidade da execução imediata de pena aplicada por Júri será debatido pelo STF.

A matéria, objeto do RE 1.235.340, teve repercussão geral reconhecida, por unanimidade, em deliberação no plenário virtual. O relator do recurso é o ministro Luís Roberto Barroso.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...