MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça anula cobrança de débito fiscal por município a empresa do ramo ambiental
ISSQN

Justiça anula cobrança de débito fiscal por município a empresa do ramo ambiental

Decisão é do juiz de Direito Fabio Francisco Taborda, da vara da Fazenda Pública de São Vicente.

Da Redação

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Atualizado às 12:01

O juiz de Direito Fabio Francisco Taborda, da vara da Fazenda Pública de São Vicente/SP, julgou procedentes embargos à execução fiscal opostos por empresa do ramo ambiental contra cobrança de dívida de ISSQN pelo município.

t

A empresa sustentou que seus objetivos previstos em contrato social são "projetos, planejamento e desenvolvimento de atividades na área de meio ambiente (fauna, flora, gestão territorial, manejo de áreas protegidas, gestão de recursos hídricos e geoprocessamento) e uso de sistemas de informação geográfica na gestão de recursos naturais, recuperação de áreas degradadas e elaboração de estudos de impacto ambiental". Apesar disso, alegou que o município resumiu sua atividade como de "consultoria de meio ambiente", inscrevendo em dívida ativa tributos já recolhidos por ela em outros municípios.

A embargante requereu o reconhecimento de bitributação, além da anulação do débito fiscal executado, relativo aos anos de 2005 a 2009, bem como extinção da ação executiva.

O magistrado pontuou que, de acordo com o laudo pericial, a empresa recolheu em outros municípios o ISSQN - imposto sobre serviços de qualquer natureza relacionado aos serviços de implementação de programas ambientais de manejo de fauna em áreas a serem desmatadas, cujo recebimento é pretendido pelo município de São Vicente.

"Resta, no entanto, verificar se o tributo foi recolhido no local e em favor do Município correto."

Segundo o magistrado, os contratos anexados aos autos descrevem detalhadamente os serviços prestados pela embargante, os quais o município entende que configuram assessoria, consultoria, pesquisa, análise e projetos, "o que lhe conferiria legitimidade para exigir o ISSQN".

No entanto, o juiz ponderou que a lei complementar 116/03 - com redação dada pela LC 157/16 - estabelece que o serviço prestado e o imposto são devidos no local do estabelecimento prestador, exceto em algumas hipóteses, como no caso em que o imposto será devido no local "do florestamento, reflorestamento, semeadura, adubação,  reparação de solo, plantio, silagem, colheita, corte, descascamento de árvores, silvicultura, exploração florestal e serviços congêneres indissociáveis da formação, manutenção e colheita de florestas para quaisquer fins e por quaisquer meios".

"Tal regra, em meu entender, sepulta a pretensão da embargada. Isto porque não há como não se entender que o manejo de fauna silvestre configura serviço congênere indissociável da formação, manutenção e colheita de florestas para quaisquer fins e por quaisquer meios. Aliás, fica claro que os serviços prestados pela embargante não se resumiram a mera consultoria e assessoria (atividade puramente intelectual)."

Para o magistrado, embora a alteração na lei tenha ocorrido após o fato gerador, "tratando-se de ato não definitivamente julgado, perfeitamente possível a retroação da lei, nos termos do Código Tributário Nacional."

Assim, julgou procedentes os embargos à execução fiscal opostos pela empresa para declarar nula a dívida.

A FRS Consultoria e Assessoria Jurídico Empresarial atuou na causa pela empresa.

  • Processo: 0011924-96.2014.8.26.0590

Confira a íntegra da sentença.

___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.