MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Coréia do Norte diz que sanções da ONU são declaração de guerra

Coréia do Norte diz que sanções da ONU são declaração de guerra

X

Da Redação

terça-feira, 17 de outubro de 2006

Atualizado às 08:31


Teste nuclear

 

Coréia do Norte diz que sanções da ONU são 'declaração de guerra'

 

O governo da Coréia do Norte anunciou que as sanções da ONU impostas em resposta ao teste nuclear norte-coreano equivalem a uma declaração de guerra, conforme comunicado feito pela TV estatal.

 

Pyongyang alertou que países que tentarem atacar sua soberania sofrerão "golpes impiedosos", segundo a agência de notícias KCNA.

 

Esta é a primeira reação oficial do governo norte-coreano à aprovação das sanções econômicas à Coréia do Norte pelo Conselho de Segurança da ONU no último sábado. As sanções incluem a proibição de comercialização de armamentos e tecnologia de mísseis com o país e o embargo de venda de bens de luxo à Coréia do Norte.

 

Serviços de inteligência japoneses e sul-coreanos disseram que novas atividades na região onde aconteceu o último teste nuclear levantaram suspeitas de que um segundo teste pode estar sendo preparado pela Coréia do Norte.

 

Os Estados Unidos confirmaram que a explosão registrada na segunda-feira da semana passada na Coréia do Norte foi mesmo a de um teste nuclear.

 

'Hostil'

A Coréia do Norte "denunciou veementemente" o conjunto de sanções da ONU, classificando-o como um "produto da política hostil dos Estados Unidos" contra o país asiático.

 

"A resolução não pode ser interpretada como outra coisa que não uma declaração de guerra" contra o Norte, diz o comunicado do ministério das Relações Exteriores, que também reafirma o desejo de Pyongyang de obter a paz em uma península livre de armas atômicas.

 

"Desfecharemos golpes impiedosos contra quem quer que tente atacar a nossa soberania e nosso direito de sobreviver com a desculpa de aplicar uma sanção do Conselho de Segurança da ONU", diz a nota.

Um oficial da Casa Branca disse que satélites americanos detectaram movimentação suspeita perto do local da explosão de 9 de outubro na Coréia do Norte, mas que não foi possível confirmar se ela estaria relacionada a um segundo teste nuclear.

 

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, alertou fez um alerta a Coréia do Norte, dizendo que um segundo teste só aumentaria o seu isolamento.

Sanções da ONU

  • Proibição do comércio de tanques, helicópteros e mísseis, assim de como tecnologia nuclear e de mísseis com a Coréia do Norte.
  • Inspeção de navios entrando e saindo do país.
  • Proibição da venda de bens de luxo
  • Proibição de viagens de pessoas que trabalham em programas de armas e mísseis
  • Qualquer nova ação futura precisa ser aprovada por resolução da ONU

___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...