MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Banco e universidade não têm responsabilidade por sequestro em estacionamento
Responsabilidade

Banco e universidade não têm responsabilidade por sequestro em estacionamento

Decisão é da 4ª turma do STJ.

Da Redação

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Atualizado às 12:54

A 4ª turma do STJ entendeu que o Banco do Brasil e a UnP - Universidade Potiguar, de Natal, não têm responsabilidade civil no caso de um sequestro-relâmpago ocorrido no estacionamento da instituição de ensino, que teve como vítima um homem que havia acabado de utilizar um terminal do banco no local.

t

De acordo com o processo, em 2008, o cliente do banco foi abordado por dois homens armados logo após sacar dinheiro em um caixa eletrônico situado na UnP. Levada pelos bandidos em seu próprio carro, a vítima afirmou ter sofrido violência e ameaças, antes de ser deixada em local distante. Os criminosos roubaram o carro, cartões de crédito e documentos pessoais.

Em 1ª instância, o juiz condenou as instituições, em caráter solidário, ao pagamento de indenização por danos materiais e morais - estes últimos fixados em R$ 12 mil.

A sentença foi mantida pelo TJ/RN. Para a Corte, seria evidente a responsabilidade objetiva do banco, ante a omissão no dever de vigilância no terminal, que resultou em prejuízo para quem confiou em um serviço aparentemente seguro.

Requisitos

O ministro Luis Felipe Salomão, relator do caso no STJ, assinalou que, segundo as informações do processo, o estacionamento não pertencia ao banco. Portanto, não seria possível caracterizar o local como um atrativo de clientela para a instituição financeira, mas uma área necessária às atividades rotineiras da universidade.

Quanto à universidade, o relator também apontou jurisprudência no sentido de que a instituição de ensino não é responsável por furto de veículos ocorrido em terreno aberto utilizado como estacionamento pelos alunos, já que apenas tolera a parada de carros nesses locais, sem qualquer contraprestação.

Por unanimidade, o colegiado considerou que o estacionamento não era oferecido pelo banco como comodidade aos seus clientes - o que exime o BB de responsabilidade. Além disso, a turma entendeu que a área onde ocorreu o sequestro era aberta, gratuita e de livre acesso, de forma que a universidade também não deve responder pelos danos.

Informações: STJ

Patrocínio

Patrocínio Migalhas