MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. LEMOS Advocacia Para Negócios mostra o que muda com a Lei de Liberdade Econômica
Lei de Liberdade Econômica

LEMOS Advocacia Para Negócios mostra o que muda com a Lei de Liberdade Econômica

O escritório apresentou para executivos e empresários do Ibef-Campinas as principais novidades da Lei 13.874, que passou a vigorar a partir de 20/9.

Da Redação

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Atualizado às 08:28

LEMOS Advocacia Para Negócios apresentou para executivos e empresários do Instituto Brasileiro de Finanças (Ibef)-Campinas as principais novidades da Lei de Liberdade Econômica (13.874), que passou a vigorar a partir de 20 de setembro. O evento, realizado dia 7/11, no hotel Vitória Concept, em Campinas, contou com a presença do fundador e sócio, Arthur Lemos, e os palestrantes e também sócios, Agostinho Zechin Pereira (Direito Trabalhista), Guilherme Bastos (Direito Societário e Contratual) e Nelson Adriano de Freitas (Direito Civil). A abertura foi feita pelo presidente do Ibef-Campinas, Marcos Ebert.

t

Na avaliação do advogado Nelson Adriano de Freitas, a Lei de Liberdade Econômica tem como objetivo "garantir maior liberdade às pessoas e às empresas, favorecendo o ambiente de negócios e a geração de empregos". Na palestra, ele citou a Declaração de Direitos da Liberdade Econômica, contida no primeiro artigo da lei 13.874, como um compromisso, no sentido de se proteger a livre iniciativa e possibilitar ao empresário a total liberdade para o exercício da atividade econômica.

Freitas ressaltou que essa lei "reconhece a vulnerabilidade do empresário, ou seja, a parte mais fraca, quando se relaciona com o Estado". O advogado também abordou a desconsideração da personalidade jurídica e a responsabilidade do empresário.

Com relação as concessões de alvarás, licenças e registros, o advogado Guilherme Bastos, mostrou que as mudanças são bem amplas.  Mais de 200 atividades, consideradas de baixo risco, não necessitarão de alvará para funcionamento. Exigências sem sentido para o exercício da atividade empresarial, bem como o pagamento de taxa, sem mostrar claramente o seu sentido e benefício para a empresa, deverão ser eliminados, dentro do objetivo de se diminuir o chamado "abuso regulatório".

Na área trabalhista, o advogado Agostinho Zechin Pereira, apresentou a grande novidade da Carteira de Trabalho Digital, que substituiu a tradicional em papel e cuja identificação agora é unicamente feita através do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do seu portador. "A CT Digital recebe unicamente os dados do E-Social e não tem espaço para anotações específicas", explica Zechin.

Outra flexibilização, na área trabalhista, introduzida pela nova lei é a dispensa de registro de ponto para empresas com até 20 empregados. O advogado também menciona o chamado registro de ponto por exceção, onde o colaborador somente registra a sua jornada de trabalho, quando estiver fora do horário estabelecido pela empresa.  "Inclusive esse acordo do registro de ponto, agora a empresa pode fazer diretamente com o trabalhador", acrescenta Zechin.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA