MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Banco ressarcirá por transação fraudulenta em conta de empresa
Direito Privado

Banco ressarcirá por transação fraudulenta em conta de empresa

Para Justiça de SP, fraude faz parte do risco da atividade do banco.

Da Redação

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Atualizado às 12:42

A juíza de Direito Patrícias Svartman Poyares Ribeiro, de São Bernardo do Campo/SP, condenou o banco Santander a devolver para empresa valores sacados de sua conta mediante fraude.

A empresa narrou que, na data da fraude, não conseguiu acessar a conta bancária devido a uma suposta alteração de senha e ao entrar em contato com o gerente, soube de 19 transações para terceiros desconhecidos que somavam o montante de R$ 42,6 mil.

O banco alegou que no contato telefônico realizado com a empresa, fora citado o recebimento de um SMS com link para alteração e que tal procedimento havia sido concluído.

t

Como a ré não apresentou a gravação que afirmava a suposta alegação e sua exclusão de responsabilidade, a juíza concluiu pela responsabilização. A magistrada ponderou na sentença que é impossível à empresa a comprovação de que não efetuou as operações, mas que teriam sido feitos por terceira pessoa por meio ilícito para o qual não contribuiu.

"A comprovação da boa prestação de serviços cabe ao réu, que deveria ter produzido provas idôneas e cabais que indicassem que foi a autora, ou alguém de seu relacionamento, que realizou as operações."

De acordo com a julgadora, a realização de transações fraudulentas faz parte do risco da atividade empresarial desenvolvida pelo banco, devendo ser considerada, pois, fortuito interno.

"É importante ponderar que a boa-fé na vida em sociedade se presume. A má-fé depende de prova, a cargo de quem a sustenta. Nesse sentido, não se pode supor, sem base razoável, que a autora, na busca de enriquecimento ilícito, tenha falsamente contestado as transferências, formulado reclamação perante o fornecedor e, ainda, ingressado com esta ação em Juízo. (...)

Não foi demonstrada a infalibilidade da segurança do sistema mantido pelo réu e, portanto, não se pode imputar ao consumidor o ônus de demonstrar não ter sido ele quem efetuou a compra, já que se trata de prova negativa impossível de ser produzida."

Assim, a juíza julgou parcialmente procedente a demanda, condenado o banco a restituir os valores, negando o pedido de dano moral, pois o caso não causou problemas ao bom nome da empresa.

O advogado Gabriel Salles Vaccari, do escritório Vieira Tavares Advogados, patrocinou a ação pela empresa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas