MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli anula decisão em que requeria relatórios de inteligência financeira do antigo Coaf
Compartilhamento de dados

Toffoli anula decisão em que requeria relatórios de inteligência financeira do antigo Coaf

Ministro disse que informações fornecidas foram satisfatórias e ressaltou que o STF não acessou relatórios.

Da Redação

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Atualizado às 12:05

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, tornou sem efeito decisão proferida por ele em 25/10 na qual solicitou cópias dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) expedidos nos últimos três anos. A senha lhe daria acesso a dados sigilosos de cerca de 600 mil contribuintes brasileiros.

t

A decisão se deu após informações prestadas nesta segunda-feira, 18, pela UIF - Unidade de Inteligência Financeira, antigo Coaf. O ministro considerou que as informações fornecidas foram satisfatórias, e ressaltou que o STF "não realizou o cadastro necessário e jamais acessou os relatórios de inteligência".

A UIF confirmou em nota que ainda não houve consulta aos relatórios pelo Supremo, já que a "autoridade destinatária" não fez o cadastro necessário para acessar o sistema.

Entre as informações prestadas pelo antigo Coaf estão as instituições que são cadastradas para receber os RIFs, quais agentes são cadastrados e desde quando estão cadastrados no sistema, quantos RIFs foram disponibilizados por instituição de ofício, por iniciativa da UIF, quantos RIFs foram disponibilizados por agentes cadastrados e respectivas instituições, de ofício, por iniciativa da UIF, quantos RIFs foram solicitados por instituições e quais instituições, e quais agentes solicitaram RIFs.

Compartilhamento de dados - Autorização judicial

A discussão acerca da possibilidade de as instituições financeiras e fiscais, como a RF, o BC e a UIF, compartilharem dados com o Ministério Público para fins penais sem autorização judicial está na pauta do plenário da Corte da manhã de quarta-feira, 20/11. O caso corre sob sigilo.

Até que a Corte julgue o tema, o ministro determinou a paralisação de processos que teriam utilizado dados sigilosos compartilhados com o MP sem autorização judicial. Entre eles está o processo envolvendo o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente da República, e o "caso Queiroz".

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas