MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Prisão Preventiva - A Contramão da Modernidade"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Prisão Preventiva - A Contramão da Modernidade"

A obra é um instrumento usual e controverso do cotidiano forense.

Da Redação

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Atualizado às 09:24

t

A obra "Prisão Preventiva - A Contramão da Modernidade" (Forense - 272p.), escrita por Luis Regis Prado e Diego Prezzi Santos, analisa o conceito, a extensão e a consistência teórica da prisão preventiva no contexto processual penal.

Os autores analisam criticamente o vigente tratamento processual e constitucional da hipótese de fumus commissi delicti e fazem observações sobre as exigências e as diretrizes do Estado Constitucional, seguidas de uma pesquisa histórica e conceitual da ordem pública no Direito.

Os autores destacam ainda os problemas principais de coerência, verificabilidade e refutabilidade da aplicação jurisprudencial da prisão preventiva, além de questionar sua adequação a normas constitucionais e instrumentos de manutenção e evolução do Estado Constitucional.

Com quase 300 mil presos preventivos atualmente no país, a garantia da ordem pública se apresenta como o mais corriqueiro motivo prisional e sofre críticas de considerável quantidade de doutrinadores e pensadores desde sua introdução no ordenamento brasileiro.

A prisão preventiva no contexto processual penal é um dos temas mais controversos, especialmente quando é decretada com base na "garantia da ordem pública".

Sobre os autores:

Diego Prezzi Santos é doutor em Direito pela FADISP. Mestre em Direito pela Unicesumar. Graduado e pós-graduado em Direito pela UEL. Professor dos programas de pós-graduação lato sensu (UEL, Unicesumar, Faculdade Positivo, Unoeste, Faculdade Maringá) e de graduação em Direito (UEL, Faculdade Pitágoras, Faculdade Catuaí). Parecerista em revistas científicas. Advogado.

*Luis Regis Prado é professor Titular do Programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado/doutorado) da FADISP. Professor Titular de Direito Penal da Universidade Estadual de Maringá. Pós-doutorado em Direito Penal pelas Universidades de Zaragoza (Espanha) e Robert Schuman de Strasbourg (França). Doutor e mestre em Direito pela PUC/SP. Doutor honoris causa em Direito pela Universidade Nacional de San Agustín (Peru).

__________

Ganhadora:

Janaína Lopes Martins, de Iturama/MG

______

EDITORA FORENSE LTDA

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA