MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Parte que requerer perícia em casos de dissolução da sociedade deve adiantar honorários
Honorários

Parte que requerer perícia em casos de dissolução da sociedade deve adiantar honorários

Decisão é da 3ª turma do STJ.

Da Redação

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Atualizado às 16:58

Em caso de dissolução parcial de sociedade limitada, cabe à parte solicitante da perícia o adiantamento dos honorários devidos ao profissional para apurar os haveres do sócio excluído. Assim entendeu a 3ª turma do STJ ao negar provimento ao recurso de um sócio excluído que, após solicitar perícia contábil por discordar dos valores da liquidação da sociedade, pediu que o adiantamento dos honorários periciais fosse rateado igualmente entre as partes.

t

Durante a dissolução parcial da sociedade, após a discordância do sócio excluído em relação aos valores a serem liquidados, o juízo competente determinou a apuração de seus haveres e nomeou um perito para elaborar o laudo técnico, ordenando às partes o depósito dos valores referentes aos honorários do profissional.

O TJ/GO deu provimento ao agravo de instrumento do sócio remanescente para determinar que a parte que não concordou com os cálculos e solicitou a perícia arcasse integralmente com o adiantamento dos honorários.

No recurso especial, o sócio excluído alegou que, nesse tipo de demanda, cada parte deve arcar com 50% dos custos dos honorários periciais, de acordo com o parágrafo primeiro do artigo 603 do CPC.

Honorários

Ao analisar o recurso, a ministra Nancy Andrighi, relatora, entendeu que a regra a ser aplicada ao caso é a do artigo 95 do CPC, que determina que quem pleiteia a perícia deve arcar com os respectivos honorários, a menos que ela tenha sido determinada de ofício pelo juiz ou requerida por ambas as partes. Neste caso, o valor será rateado.

Para a ministra, é evidente, no caso concreto, que a perícia foi um pedido expresso do sócio excluído ao discordar dos valores que iria receber.

A relatora destacou que a norma citada pelo recorrente - artigo 603 do CPC - não pode ser aplicada ao caso, já que prevê a manifestação expressa e unânime pela dissolução societária, o que não ocorreu.

"Muito embora frustrada a tentativa de resolução amigável, depreende-se claramente que o juízo estava inclinado a não ordenar a realização da perícia, a qual somente foi determinada em função do comportamento beligerante das partes e dos requerimentos específicos formulados pelo próprio recorrente".

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas