MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE: É válida utilização de assinaturas eletrônicas para criação de partido político
Eleitoral

TSE: É válida utilização de assinaturas eletrônicas para criação de partido político

A utilização será possível desde que haja prévia regulamentação.

Da Redação

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Atualizado às 12:43

Nesta terça-feira, 3, os ministros do TSE decidiram, por maioria dos votos, que é possível a utilização de assinatura eletrônica legalmente válida nas fichas ou listas expedidas pela Justiça Eleitoral para apoiar a criação de partido político, desde que haja prévia regulamentação pelo TSE e desenvolvimento de ferramenta tecnológica para aferir a autenticidade das assinaturas.

t

A decisão se deu durante apreciação de uma consulta apresentada pelo deputado Federal Pizzolotto Goergen acerca do tema.

O relator da consulta, ministro Og Fernandes, votou pelo não conhecimento da consulta, tese que ficou vencida.  Para o ministro, embora seja tecnicamente possível, a adoção de assinatura eletrônica para o apoiamento à criação de partidos, é legalmente inadmissível neste momento, por ser onerosa e inacessível à maioria da população.

O ministro Luis Felipe Salomão abriu a divergência, sendo acompanhado pelos demais magistrados da Corte no sentido de responder afirmativamente à consulta. No entendimento de Salomão, não existe, na legislação atual, nenhum óbice à certificação digital das assinaturas por meio eletrônico.

Para o ministro Salomão, a adoção dessa sistemática seria igualmente viável e um avanço em relação ao modelo atual de coleta e conferência de assinatura de eleitores. Além disso, segundo o ministro, a certificação digital se assemelharia à urna eletrônica, pois ambas conferem mais segurança e agilidade aos respectivos processos.

Prévia regulamentação

Após a maioria dos ministros firmarem o entendimento de responder afirmativamente à consulta, os ministros acolheram a sugestão do ministro Luís Roberto Barroso para destacar, na resposta, a necessidade de prévia regulamentação, pelo TSE, do uso de assinaturas digitais para o apoiamento à criação de agremiações partidárias, bem como de desenvolvimento de ferramenta tecnológica adequada para aferir a autenticidade das assinaturas.

Processo: 0601966-13.2018.6.00.0000

Veja a certidão de julgamento.

Informações: TSE.

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...