MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE cassa mandato da senadora Juíza Selma
Eleitoral

TSE cassa mandato da senadora Juíza Selma

Senadora ficará inelegível por 8 anos; mandato dos 1º e 2º suplentes também foram cassados.

Da Redação

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Atualizado às 09:49

Nesta terça-feira, 10, o plenário do TSE decidiu manter a cassação dos mandatos da senadora Selma Arruma, de seu 1º suplente Gilberto Possamai e da 2ª suplente Clerie Mendes. Eles são acusados de praticar abuso de poder econômico e arrecadação ilícita de recursos nas eleições gerais de 2018.

t

O TSE determinou o afastamento dos parlamentares e a convocação de novo pleito pelo TRE/MT, a fim de escolher um novo representante do Estado no Senado.

No julgamento, prevaleceu o entendimento do relator, ministro Og Fernandes, que decidiu manter a sentença do TRE/MT que, além de cassar os três mandatos, declarou a inelegibilidade de Selma Arruda e de Gilberto Possamai pelo prazo de oito anos.

No entendimento do plenário, apenas a 2ª suplente da chapa, Clerie Mendes, não deve ser considerada inelegível, por não ter participação direta ou indireta nos ilícitos eleitorais apurados.

O ministro Edson Fachin foi o único a divergir do relator, argumentando que não há provas, nos autos, suficientes para justificar a cassação de um candidato eleito por votação popular.

Investigação

Em abril, o TRE/MT, ao julgar duas ações de investigação judicial eleitoral, constatou que Selma Arruma e Gilmberto Possamai omitiram fundos à Justiça Eleitoral, que foram aplicados, inclusive, no pagamento de despesas de campanha em período pré-eleitoral.

Esses fundos representariam 72% do montante arrecadado pela então candidata, caracterizando abuso do poder econômico e o uso de caixa dois.

Na ocasião, o Tribunal destacou que a senadora eleita teria antecipado a corrida eleitoral ao realizar despesas de campanha, por exemplo, a contratação de empresas de pesquisa e marketing, em período de pré-campanha eleitoral, prática proibida pela legislação.

Processo: 0601616-19.2018.6.11.0000

Veja o acórdão.

Informações: TSE.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS