MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE proíbe inserção na TV da coligação de Geraldo Alckmin sobre a investigação do suposto dossiê

TSE proíbe inserção na TV da coligação de Geraldo Alckmin sobre a investigação do suposto dossiê

X

Da Redação

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Atualizado às 08:27


Propaganda caluniosa

 

TSE proíbe inserção na TV da coligação de Geraldo Alckmin sobre a investigação do suposto dossiê

 

O ministro do TSE Carlos Alberto Menezes Direito concedeu liminar no sábado (21/10) em que proíbe a reprodução de inserção televisiva veiculada na última quinta-feira (19/10) sobre a investigação do suposto dossiê que incriminaria políticos do PSDB. A decisão atende a pedido da coligação A Força do Povo (PT-PRB-PCdoB) contra a coligação Por Um Brasil Decente (PSDB-PFL) e seu  candidato à presidência, Geraldo Alckmin.

 

Na RP 1298, a coligação de apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu liminarmente a impugnação do trecho da propaganda que diz que "Lula manda nos ministros", "manda na Polícia Federal" e "no PT". Em seguida, questiona: "Por que ele não manda revelar de onde veio o dinheiro?".

 

Segundo a coligação A Força do Povo, a propaganda contestada é "ofensiva, caluniosa, difamatória e inverídica, em desconformidade com a legislação vigente" e o objetivo da coligação de Geraldo Alckmin é "difundir inverdades e desacreditar o candidato Lula".

 

Em sua decisão na qual proibiu a reapresentação desta inserção, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito levou em conta o entendimento adotado pelo TSE em duas Representações julgadas anteriormente pelo Plenário, nas quais ele também foi relator.

 

Nelas, ele declarou que, ao mencionar o presidente Lula "expressamente como se ele fosse o responsável pelo curso das investigações, como se ele fosse conivente com o retardo das investigações e isso está, no meu entendimento, em desacordo com a verdade".

 

"Diante do julgamento proferido pela Corte nas Representações nº 1.279 e nº 1.280, defiro a medida liminar para vedar a reprodução do texto impugnado nesta representação, em qualquer modalidade", declarou.

_________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA