MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Anvisa: Mercado de produtos para a saúde será monitorado

Anvisa: Mercado de produtos para a saúde será monitorado

X

Da Redação

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Atualizado às 08:33


RDC nº 185/06

 

Anvisa: Mercado de produtos para a saúde será monitorado

 

A Anvisa vai passar a monitorar o comportamento econômico de produtos para a saúde (tecnologias utilizadas na atenção à saúde, com exceção dos medicamentos). Foi publicada, no Diário Oficial do dia 13/10, a RDC nº 185/06 (clique aqui) que determina que as empresas apresentem, no ato de pedido ou revalidação de registro, um Relatório de Informações Econômicas sobre o produto.

 

A medida objetiva criar um banco de dados econômicos na área, mas não irá controlar os preços dos produtos. “Jogaremos uma luz sobre o setor. A partir disso, poderemos dar uma contribuição mais efetiva para a formulação e execução das políticas de saúde”, afirma o chefe no Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação da Anvisa, Pedro José Baptista Bernardo.

 

O relatório deverá conter as seguintes informações: preço praticado em outros países, número potencial de pacientes para quais se destina e preço que pretende praticar no mercado interno, com discriminação da carga tributária.

 

Também deverão constar no documento a proposta de comercialização, incluindo os gastos previstos com publicidade e propaganda e a relação dos produtos substitutos existentes no mercado, acompanhados de seus respectivos preços.

 

Inicialmente, serão priorizados os produtos de maior impacto para o Sistema Único de Saúde e para a saúde suplementar (operadoras de planos privados de assistência). Entre eles estão produtos usados em procedimentos cardiovasculares, ortopedia, análises clínicas, terapia renal substitutiva, oftalmologia, otorrinolaringologia e hemoterapia. A lista completa está na RE nº 3385/06 (clique aqui).

 

A resolução entra em vigor em 60 dias a partir da publicação da resolução no diário oficial. As informações devem ser prestadas em versão impressa e eletrônica, conforme orientações do Guia Elaboração do Relatório de Informações Econômicas, anexo na RDC.

 

Histórico

 

Para formular a resolução, o tema foi amplamente debatido pela Agência com os setores envolvidos. Em dezembro de 2005, o seminário “Produtos para a Saúde: Mercado e Regulação” contou com a participação de representantes de instituições do governo, do setor produtivo, da sociedade acadêmica e da sociedade civil, bem como prestadores e operadoras de planos de saúde.

 

Posteriormente, a proposta foi colocada sob consulta pública e recebeu contribuições dos diversos segmentos da sociedade civil sobre a forma como deveriam ser apresentadas as informações econômicas dos produtos para saúde.

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA