MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PL da Câmara aumenta pena para quem filma acidente ou desastre em vez de prestar socorro
Omissão

PL da Câmara aumenta pena para quem filma acidente ou desastre em vez de prestar socorro

Deputado diz que fim imediato é "alertar a população sobre a necessidade de se reconstruir princípios e valores de uma sociedade solidária".

Da Redação

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Atualizado em 2 de janeiro de 2020 07:16

Um projeto de lei (745/19) do deputado Fábio Trad altera o CP para aumentar a pena para o crime de omissão de socorro quando o agente preferir registrar por meio de fotografia ou filmagem um acidente ou desastre em vez de prestar socorro à vítima. Conforme o texto do parlamentar, a pena será triplicada se o resultado da omissão for a morte da vítima.

Na justificativa, o deputado defende que a proposta tem por fim imediato "alertar a população sobre a necessidade de se reconstruir princípios e valores de uma sociedade solidária que se preocupa com o sofrimento do outro". Para Trad, o que mais choca é o fato de imagens revelarem que "as pessoas estão mais preocupadas em registrar por foto ou filmagem o acidente, o desastre, a desgraça em vez de prestar socorro à vítima".

t

O deputado lembrou, entre vários exemplos, o caso do acidente aéreo que vitimou o jornalista Ricardo Boechat e o piloto:

"O que mais chamou a atenção foi que, após o ocorrido, Leilane Rafael Silva tentou salvar as vítimas, enquanto vários homens filmavam a cena, sem contudo, prestar qualquer ajuda ou socorro. (...) No intuito de contribuir para uma sociedade mais solidária, propõe-se aumentar a pena do crime de omissão de socorro da metade, quando o agente, comprovadamente, prefere registrar por meio de fotografia ou filmagem acidente ou desastre em vez de prestar socorro à vítima."

A proposição foi apensada ao PL 58/15, que aumenta a pena por omissão de socorro.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas