MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Proposta admite parceria do governo com empresas para a construção de presídios
Prisão

Proposta admite parceria do governo com empresas para a construção de presídios

Pelo texto, essas novas unidades deverão ficar a pelo menos a 100 km de distância dos complexos já existentes.

Da Redação

domingo, 5 de janeiro de 2020

Atualizado em 6 de janeiro de 2020 07:54

Tramita na Câmara dos Deputados o PL 5.395/19, que permite a concessão administrativa, na modalidade de parceria público-privada e por meio de concorrência pública, para a construção de estabelecimentos penais em todo o país.

t

Pelo texto, essas novas unidades deverão ficar a pelo menos a 100 km de distância dos complexos já existentes e serão destinadas, pela ordem, aos presos provisórios, aos condenados por crimes de menor potencial ofensivo e aos condenados por demais crimes no regime de detenção.

De acordo com a proposta, as entidades concessionárias ficarão encarregadas de construir a estrutura física dos estabelecimentos penais, sob supervisão do CNPCP - Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e de acordo com os princípios da dignidade humana; e de prever espaços para cursos básicos e profissionalizantes, sob supervisão do Depen - Departamento Penitenciário Nacional.

Se aprovado o texto, a empresa contratada deverá promover a ressocialização dos presos por meio da qualificação profissional e poderá explorar economicamente o trabalho deles.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Justificativa

O autor do projeto é o deputado Hercílio Coelho Diniz. Segundo o parlamentar,  o poder público se mostra hoje incapaz de acatar todas as demandas da sociedade: "Uma vez que o investimento estatal se encontra em crise, vê-se nas empresas privadas a solução para os fins sociais pré-estabelecidos por lei, em especial da matéria tratada neste projeto de lei".

Para o deputado, a medida visa melhorar a finalidade de ressocialização dos presos.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA