MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL prevê uso de videoconferência para mediação de conflitos familiares
PL 6.004/19

PL prevê uso de videoconferência para mediação de conflitos familiares

Proposta objetiva explicitar o uso desse tipo de recuso em ação de família e sucessões.

Da Redação

sábado, 18 de janeiro de 2020

Atualizado em 20 de janeiro de 2020 07:23

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o PL 6.004/19, que tem origem no Senado, pretende autorizar o uso de recursos de áudio e vídeo para viabilizar processos de mediação à distância envolvendo questões de família ou sucessões.

t

A proposta, de autoria do senador Edison Lobão, pretende deixar de forma expressa a autorização para o uso desses recursos na mediação que envolva ações de família ou sucessões. De acordo com a justificativa, esses meios alternativos de solução de conflitos têm conquistado um espaço cada vez maior.

Segundo a proposta, a mediação "se revela como meio de se alcançar a solução do conflito, pois permite que as partes tenham algum controle do que vier a ser decidido".

"Em matérias que envolvam o Direito de Família e o Direito das Sucessões, acreditamos que deve ser dado às partes o direito de optarem pela via alternativa de solução dos conflitos, afastando-se, em muitos casos, dos desmandos do Poder Judiciário."

Ainda conforme a justificativa, a mediação "se mostra como solução viável ao uso controlado da tomada da decisão, pois permite que se alcance a solução do conflito pelo consenso e pelo diálogo, reestabelecendo padrões harmônicos de convivência".

Atualmente, a lei da mediação - 13.140/15, admite esse tipo de negociação judicial pela internet ou por outro meio de comunicação que permite a transação a distância, desde que as partes estejam de acordo.

De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo é deixar expressa a autorização para o uso desses recursos na mediação que envolva ações de família ou sucessões. 

Informações: Câmara dos Deputados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...