MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Anvisa: Propaganda de alimentos terá novas regras

Anvisa: Propaganda de alimentos terá novas regras

Da Redação

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Atualizado às 08:02


Normas


Anvisa: Propaganda de alimentos terá novas regras

 

A Anvisa irá publicar, até o início do próximo ano, regras específicas para propaganda de alimentos no Brasil. Atualmente, o setor cumpre as determinações do Decreto-lei 986 de 1969 (clique aqui). Esta norma, de acordo com a gerente de monitoramento e fiscalização da propaganda da Anvisa, Maria José Delgado, vincula as regras de promoção comercial às de rotulagem.

 

“Até 15/11, publicaremos uma proposta de resolução para a campanha publicitária de alimentos ricos em gordura, gordura trans, açúcar e sal. Esse regulamento prevê os requisitos para que as empresas possam fazer campanhas publicitárias”, sintetiza Maria José.

 

A orientação geral adotada pelas legislações de diversos países do mundo sobre propaganda e rotulagem determina que só podem ser veiculadas informações que forem aprovadas pelos órgãos competentes no ato do registro. “Quem solicita o registro é que deve comprovar cientificamente as alegações nutricionais”, explica a gerente de produtos especiais da Agência, Antonia Aquino.

 

De acordo com o ministro do STJ, Antonio Benjamin, essa orientação é uma das regras básicas do direito sanitário, que segue o princípio da precaução. “Isso significa que, na dúvida, protegemos o direito maior: o direito à vida. Não é o agente sanitário que deve mostrar que o produto ou serviço oferece risco. É o proponente que tem que provar que o seu projeto não oferece risco”, acentua.

 

As normas nacionais e internacionais para publicidade de alimentos foram temas debatidos durante o I Seminário Internacional sobre Rotulagem e Propaganda de Alimentos, que ocorre entre os dias 24 e 26/10 em Brasília.

 

Informações adicionais

 

A Anvisa analisou 73 peças publicitárias de alimentos veiculadas no Brasil no primeiro semestre de 2005. O levantamento indica que 51,4% das propagandas informam dados diferentes dos apresentados à Agência no registro dos produtos.

 

Veja os gráficos, clique aqui.

_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA