MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Deficiente auditivo reprovado em exame de CNH por falta de intérprete será indenizado
Dano

Deficiente auditivo reprovado em exame de CNH por falta de intérprete será indenizado

Juiz destacou que o candidato ficou em situação de desvantagem, configurando o dano moral.

Da Redação

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Atualizado às 08:37

O Estado de Santa Catarina deverá indenizar um jovem deficiente auditivo que, devido à ausência de intérprete de libras, foi reprovado em exame teórico para obtenção da carteira nacional de habilitação – CNH. A decisão é do juiz de Direito Rodrigo Barreto, da 2ª Vara da comarca de Jaguaruna.

t

Consta nos autos que, em 2012, não havia intérprete de libras na Ciretran - Circunscrição Regional de Trânsito de Jaguaruna/SC, local em que o candidato iria realizar a prova. Assim, ele contratou uma intérprete para acompanhá-lo, uma vez que o Detran - o Departamento Estadual de Trânsito não disponibilizou um profissional.

No entanto, conforme alegou o jovem, quando foi realizar a prova, foi informado que não poderia fazer o exame na presença da intérprete. Ao ajuizar ação indenizatória, afirmou que seu direito de receber auxílio na interpretação da língua portuguesa, foi violado.

Ao analisar a ação, o magistrado entendeu que, além de não existirem profissionais capacitados na Ciretran, "o que por si só fere os direitos conferidos aos deficientes auditivos", a intérprete contratada foi impedida de auxiliar o jovem e este não obteve condições de igualdade em interpretar as questões da prova.

De acordo com o juiz, “o Estado de Santa Catarina poderia e deveria ter agido para garantir a efetivação dos direitos conferidos ao autor”.

"A parte autora ficou em situação de desvantagem, sendo o dano moral inerente à própria situação vivenciada. A surpresa, o desconforto, a frustração e o sentimento de insegurança ao ver seu direito negado, justamente no momento em que está realizando um exame importante, são evidentes.”

Com este entendimento, o magistrado condenou o Estado a indenizar o jovem em R$ 3 mil por danos morais.

  • Processo: 0001131-43.2013.8.24.0282

Veja a sentença.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista