MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa de telefonia indenizará por negativação indevida de cliente
Danos morais

Empresa de telefonia indenizará por negativação indevida de cliente

Para magistrada, empresa de telefonia não comprovou que cliente contratou o serviço que teria gerado inadimplência.

Da Redação

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Atualizado em 12 de fevereiro de 2020 16:26

Após negativar indevidamente uma cliente, uma operadora de telefonia, deverá indenizá-la por danos morais. Decisão é da juíza de Direito Danielle Maria Busato Sachet da 2ª vara Cível da comarca de Curitiba/PR.

t

A cliente ajuizou ação indenizatória após ter seu nome incluído no rol de devedores pela operadora. A mulher alegou que a inadimplência não existia e pleiteou o pagamento de danos morais, requerendo a antecipação dos efeitos da tutela para que a empresa retirasse seu nome da lista de devedores.

A empresa, ao se defender, confirmou que a autora firmou contrato de serviços com a operadora e teria deixado de adimplir com as faturas.

Ao analisar o caso, a magistrada explicou que a controvérsia reside na legalidade do débito e se foi indevida a restrição do nome da autora junto aos órgãos de proteção ao crédito, bem como se tal fato foi ensejador de danos morais.

A juíza afirmou que a empresa não apresentou qualquer comprovação da referida contratação, como o instrumento de contrato, gravação da ligação do autor visando a contratação do serviço, comprovante de instalação, de utilização do serviço, entre outros.

Analisando os documentos, a magistrada concluiu que a ré deixou de comprovar a legalidade de quaisquer débitos, mostrando-se ilícita e abusiva a inscrição do nome do autor em órgãos restritivos de crédito.

A respeito dos danos morais gerados à autora, a magistrada concluiu que a negativação foi indevida e causou dano moral, "não somente pela restrição que promove ao crédito, bem como pela mácula que fica perante aqueles que tomam conhecimento da negativação além do sentimento de vergonha, impotência e revolta diante do ato danoso promovido pela empresa".

Com este entendimento, a magistrada condenou a empresa de telefonia a indenizar a cliente no valor de R$ 5 mil.

Escritório Engel Advogados atuou em defesa da consumidora.

  • Processo: 0004590-35.2019.8.16.0001

Veja a sentença.

_____

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA