MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. RJ: Advogados não podem usar celular em audiência de custódia em presídio de Benfica
Complexo prisional

RJ: Advogados não podem usar celular em audiência de custódia em presídio de Benfica

6ª turma Especializada do TRF da 2ª região reformou sentença que permitia o uso de smartfones.

Da Redação

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Atualizado às 08:38

A 6ª turma Especializada do TRF da 2ª região reformou sentença que permitia a advogados, que participam de audiências de custódia na cadeia pública José Frederico Marques, no bairro de Benfica, no RJ, utilizarem aparelhos celulares. Ao reformar a decisão, o colegiado apontou que, de acordo com o Código Penal, trata-se de crime de favorecimento real "ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional". 

t

Caso

A unidade é um presídio de triagem, onde já ficaram custodiados diversos indiciados e réus da Operação Lava Jato. 

A SEAP - Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro publicou, em 2018, uma ordem de serviço, com proibição geral do porte de equipamentos de comunicação, como máquinas fotográficas e de telefonia móvel, no complexo prisional de Benfica. 

Devido às restrições, a OAB/RJ ajuizou ação defendendo que a proibição viola prerrogativas da advocacia, sobretudo quando apenas os advogados estariam proibidos de portar os aparelhos celulares, ao passo que aos defensores públicos, membros do MP, magistrados e servidores seria permitido o ingresso e permanência no local portando celulares. 

Em 1º grau, o juiz Federal da 2ª vara do RJ Mauro Luis Rocha Lopes, que deu provimento a ação civil pública entendendo que não se estava ignorando o interesse do Estado em preservar a segurança de seus presídios, mas que a proibição dirigida aos advogados "coloca-os em situação irrazoável e até mesmo vexatória, prejudicando, ainda, o pleno exercício da defesa de seus clientes, diante da privação dos recursos que o uso de aparelhos celulares viabiliza".

Proibição 

Ao analisar o recurso do Estado do RJ, o desembargador Federal Guilherme Couto de Castro, relator, destacou que "o poder de polícia em repartições públicas se impõe sempre que necessário para o bem coletivo, e nos limites do bem coletivo".

Para o relator, na hipótese de ser indispensável o uso de aparelho de telefonia móvel, o advogado pode pedir à autoridade competente permissão para usá-lo, mas considerou que, se a sentença fosse mantida, o próprio juiz presidente da audiência de custódia estaria impedido de impor qualquer restrição ao uso de celulares. 

O desembargador asseverou que, nos termos do Código Penal, comete o crime de prevaricação o diretor de penitenciária ou o agente público que deixa de vedar ao preso "o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo". 

O relator ponderou que "se é prerrogativa do advogado portar celular sempre, isso cede diante do interesse público. E, fosse válido o raciocínio da OAB/RJ, não seria possível impedir, em qualquer caso, que advogados entrassem nos próprios presídios com celulares, e não apenas para as audiências de custódia".  

Com este entendimento, o colegiado decidiu reformar a sentença para impedir o uso de celulares por advogados durante audiência de custódia em presídio de Benfica no RJ. 

"Nada há de ilegal em ato que proíbe o ingresso no Complexo Prisional de Benfica de aparelho de telefonia celular. Ordem dirigida a todos, e não somente aos advogados."

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...