MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Existência de hierarquia superior não descaracteriza cargo de confiança
Improcedente

Existência de hierarquia superior não descaracteriza cargo de confiança

Decisão é da juíza do Trabalho Ivone de Souza Toniolo do Prado Queiroz, da 6ª vara de São Paulo - Zona Sul.

Da Redação

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Atualizado às 15:46

Existência de chefia superior não descaracteriza cargo de confiança. Assim entendeu a juíza do Trabalho Ivone de Souza Toniolo do Prado Queiroz, da 6ª vara de São Paulo - Zona Sul, ao julgar improcedente pedido de pagamento de horas extras a ex-funcionária do Banco BV.

t

A trabalhadora alegou que a instituição financeira devia obrigações decorrentes do contrato de trabalho, entre eles, o pagamento de horas extras laboradas a partir da sexta hora diária e 30ª semanal. Também requereu nulidade de pré-contratação, adicional de periculosidade, entre outros.

Ao analisar o caso, a juíza considerou que ficou comprovado, com o depoimento pessoal da autora, que esta exercia cargo de confiança. Para a magistrada, as atividades executadas pela autora superam a função bancária comum, descaracterizando a jornada prevista no caput do artigo 224 da CLT, o qual prevê que a duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e na Caixa Econômica Federal será de seis horas.

A magistrada pontuou que o perfil da autora na rede social LinkedIn mostra que ela mesma reconhece ser verdadeiro o cargo de confiança, já que ela claramente considera as suas funções como de coordenação e gerência, fato que ainda ficou comprovado pelo depoimento da testemunha da ré.

Ainda conforme a magistrada, o fato de existirem tarefas que precisam de aprovação de uma chefia superior de forma alguma descaracterizam o cargo de confiança mencionado no parágrafo 2° do art. 224 da CLT.

"É certo que numa grande empresa como é o caso da ré existem diversas hierarquias e organização funcional no quadro de funcionários, o que não significa que a autora não exercesse função de confiança."

A julgadora ressaltou que a autora recebia gratificação de função, bem como ficou provado o pagamento de horas extras, considerada a jornada contratual de oito horas diárias, e de reflexos de horas em descanso semanal remunerado. Assim, negou os pedidos.

  • Processo: 1000677-86.2019.5.02.0706

Confira a íntegra da sentença.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.