MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Licitações e Contratos - 70 Grandes Erros"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Licitações e Contratos - 70 Grandes Erros"

Divididos em tópicos, os erros permitem o acesso imediato apenas àquela dúvida pontual; carregados de grande número de decisões dos Tribunais de Contas e do Poder Judiciário.

Da Redação

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Atualizado às 10:41

A obra "Licitações e Contratos - 70 Grandes Erros" (Letramento Editora e Livraria - 206p.), dos autores Eduardo Grossi Franco Neto e Thiago Elias Mauad de Abreu, tem como objetivo contribuir para a diminuição de irregularidades nos procedimentos relativos a licitações e contratos.

t

"Não se pode olvidar que a Lei geral de licitações é de 1993, acrescida de alterações supervenientes e do avanço do regramento sobre pregões em 2002; portanto, seu modo de evolução deriva da dinâmica das manifestações das consultorias jurídicas e das decisões dos órgãos de controle.

Essa carga jurisprudencial massiva pressiona a necessidade por atualização da qualificação dos operadores; não para acompanhar mudanças normativas, mas verdadeiras mutações legais na leitura da redação dos dispositivos.

O que se percebe, não obstante, são a constância e a propagação massificada de seguidos erros comuns, que prejudicam a busca da finalidade do processo licitatório, a continuidade do serviço público, a busca da proposta mais vantajosa para a Administração, observada a tentativa de universalização da competição.

O leitor encontrará neste livro a explicação técnico-jurídica para 70 grandes erros em licitações e contratos, comuns na atuação massificada diária dos operadores, divididos em tópicos que permitem o acesso imediato apenas àquela dúvida pontual; ainda, carregados de grande número de decisões dos Tribunais de Contas e do Poder Judiciário, de modo a conferir segurança para o leitor quanto ao atual posicionamento dos Tribunais.

O livro adota uma forma de manual e colabora para a prevenção de condenações administrativas, civis ou criminais dos gestores públicos.

Sobre os autores:

Eduardo Grossi Franco Neto é advogado. Procurador do Estado de Minas Gerais. Pós-graduado em 'Ordem Jurídica e Ministério Público' pela FESMPDFT (DF) e em 'Advocacia Pública' pelo IDDE (MG). É Procurador-chefe da Coordenação de Licitações e Contratos da Advocacia-Geral do Estado e Assessor Jurídico-chefe do Centro de Serviços Compartilhados da SEPLAG/MG.

Thiago Elias Mauad de Abreu é advogado formado na PUC/MG. Em 2006, assumiu o cargo de procurador do Estado de Minas Gerais. Foi Assessor Jurídico Chefe na SESMG, Coordenador Chefe da Coordenação de Licitações e Contratos do NAJ/AGE e Assessor Jurídico Chefe do Centro de Serviços Compartilhados/SEPLAG. Foi professor de Direito Constitucional e Direito Tributário na Faculdade Pitágoras.

____________

Ganhador:

Gabriel de Castro Guedes, de Presidente Prudente/SP