MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Celso de Mello se declara suspeito para ações sobre lei de abuso de autoridade
Ações

Celso de Mello se declara suspeito para ações sobre lei de abuso de autoridade

Em despacho publicado nesta quarta-feira, 18, decano alega razões de "foro íntimo" para poder se afastar dos processos.

Da Redação

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Atualizado em 19 de fevereiro de 2020 08:27

Em despacho publicado nesta terça-feira, 18, pelo STF, o ministro Celso de Mello se declarou suspeito para relatar e julgar ações que questionam a lei de abuso de autoridade. Decano atuava como relator das ações, que foram apresentados à Corte por magistrados, auditores e partidos.

t

De acordo com texto do despacho, o ministro alegou razões de "foro íntimo" para poder se afastar dos processos. Leia a íntegra do despacho:

"(...) Assentadas tais premissas, invoco, no caso presente, razões supervenientes de foro íntimo, fazendo-o com apoio na regra inscrita no art. 145, § 1º, do CPC, afastando-me, em consequência, deste processo. Encaminhem-se, desse modo, os presentes autos à Secretaria Judiciária desta Suprema Corte para os fins e efeitos a que se refere o RISTF, art. 67, § 3º, na redação dada pela Emenda Regimental nº 49/2014."

Questionamentos

Sete ações já foram ajuizadas para questionar dispositivos da lei 13.869/19 - de abuso de autoridade. A mais recente, ADIn 6.302, foi ajuizada pelo partido Podemos em janeiro deste ano.

Na ação, o Podemos requer a declaração de inconstitucionalidade dos artigos 9º, 11, 19, 25, 27, 30 e 34 da lei 13.869/19, alegando que eles violam o regime democrático e os princípios da harmonia e da interdependência dos Poderes. "Verifica-se que os artigos cuja inconstitucionalidade se busca também não estão em harmonia com a Lei Orgânica da Magistratura e a do Ministério Público, que garantem prerrogativas invioláveis, consoante as razões de fato e de direito a seguir aduzidas", diz a legenda.

 

Segundo o Podemos, a norma lista ações que poderão ser consideradas abuso de autoridade quando praticadas com finalidade específica de prejudicar alguém ou de beneficiar a si mesmo ou a terceiro. "Todavia, deixa de conceituar de forma clara e objetiva o abuso de autoridade, o que impossibilita a correta interpretação sobre o seu alcance e conteúdo."

Em decisão proferida no inteiro teor da ação, o ministro Celso de Mello explicou que o STF tem reconhecido a possibilidade de qualquer de seus juízes invocar razões de foro íntimo como legítimo fundamento autorizador de seu afastamento e consequente não participação, inclusive como relator da causa.

Veja a decisão

Além da ADIn 6.302, outras seis ações questionam a lei de abuso de autoridade. As outras foram ajuizadas pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais, Associação dos Magistrados Brasileiros, Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil, Conamp, ANPR, ANPT, Associação dos Fiscais da Receita Federal e pela ADPF - Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas